“Em abril de 2020 recebi o diagnóstico de cancro da mama. Foi muito dramático receber essa notícia e partilhá-la com a minha família. Sou mãe de três crianças pequenas, de 13, oito e sete anos. Tive muitas dúvidas de como abordar o assunto. Sabendo que o cancro está muito associado à morte, tive receio da reação dos meus filhos. Mas as crianças são incríveis e adaptam-se facilmente a todas as situações e são o nosso espelho. Então a melhor atitude a ter era enfrentar o assunto com a naturalidade e leveza que me caracteriza e falar nele com a segurança de que tudo iria correr bem, mas que iria ser um processo longo e de algumas alterações físicas consequentes dos tratamentos para a minha cura.
Passei pelo processo de quimioterapia em que a consequência foi a queda de cabelo. Quem rapou o meu cabelo foram os meus filhos, num episódio em que relativizámos a situação e a aceitámos com naturalidade. Claro que este processo poderia não ter sido tão fácil se não fosse o apoio incondicional da minha família e de tantos amigos.
Depois da quimioterapia fiz a mastectomia (extração da mama) e foi-me dado no hospital, através de uma associação, uma prótese provisória feita em tecido e algodão. Partilhei com a minha irmã Maria do Carmo, uma pessoa que em tudo o que toca faz arte. A minha irmã não descansou enquanto não encontrou uma solução perfeita para o facto de eu ter ficado sem mama e só poder fazer a reconstrução mais tarde. Encontrou esta solução que é agora transversal a todas as mulheres, que demos o nome de ‘as rosinhas’. São próteses super confortáveis, maleáveis e adaptadas à fisionomia de cada mulher.
Criámos este projeto com o intuito de ajudar mais mulheres que passaram ou passam por este processo de cancro da mama. Entregamos as rosinhas gratuitamente via CTT a todas as mulheres que precisam. Tem sido uma partilha incrível que nos enche o coração de Orgulho e muito Amor!
Ajudar aquece o nosso coração e a quem recebe a ajuda é de uma gratidão sem fim! No meio de uma pandemia e de um cancro, encontrámos algo tão bonito que é agora o meu/nosso foco.”
Se quiser conhecer melhor o projeto As Rosinhas, espreite a página de Instagram: @asrosinhas