Pelo excerto que já tinha sido divulgado da música, os fãs de Shakira suspeitaram que o seu último tema, Monotonía, gravado em parceria com o porto-riquenho Ozuna, falaria sobre o fim da relação da cantora colombiana com Gerard Piqué. E parece que acertaram.
À meia-noite desta quinta-feira, dia 20 de outubro, foi lançada a música e o videoclip no YouTube, que começa com a cantora num supermercado, onde parece estar entediada, até que um tiro lhe arranca o coração. Durante o vídeo, a artista tenta a todo o custo recuperá-lo, caminhando pelas ruas, e quando finalmente consegue, depois de ele ter sido pisado e maltratado algumas vezes, decide guardá-lo num cofre de um banco.
Já no que respeita à letra, esta fala sobre o fim de uma relação, na qual a artista, apesar de dizer que a culpa do fim não foi de nenhum dos dois –“Não foi culpa tua, nem minha/ Foi culpa da monotonia/, tal como refere um excerto da música -, mostra que não se sentiu valorizada nos últimos tempos. “Tu com as tuas coisas/E eu a fazer as mesmas/ Sempre à procura de protagonismo/ Esqueceste aquilo que fomos um dia/”.
Olhando para a música, cantada em espanhol e com ritmos latinos, como a bachata, os fãs não têm dúvidas de que este novo tema da cantora fala sobre o fim da relação com o jogador do Barcelona.
No Twitter, vários foram os utilizadores que mostraram apoio à cantora, neste momento difícil que atravessa. “A Shakira disse literalmente que o seu coração não voltará a ser dado [a ninguém]”, escreveu uma utilizadora da rede social. “Fiquei emocionado ao ver isto [o videoclip]. Devia ser ilegal partir o coração a esta mulher”, escreveu outro internauta.
De recordar que Shakira e Piqué estiveram juntos durante quase 12 anos e têm dois filhos em comum, Milan, de nove anos, e Sasha, de sete. Após ser anunciado o fim da relação, o jogador apareceu em público com a nova companheira, Clara Chia Marti, de 23 anos.