
Depois de vários anos longe dos holofotes devido a uma depressão e outras crises pessoais – lesões na coluna, joelhos e cordas vocais, o trauma de abuso sexual que revelou ter sofrido por um jornalista, um divórcio que o arruinou pessoal e financeiramente e a morte da mãe, em 2016 -, Brendan Fraser está de regresso a Hollywood com um filme que poderá valer-lhe a tão merecida distinção ao Óscar.
O ator norte-americano, que completa 54 anos no próximo mês de dezembro, é o protagonista de The Whale, no qual interpreta um homem com mais de 250 kg, confinado a uma cadeira de rodas, e tentando restabelecer a relação com a sua filha de 17 anos após ter abandonado a família pelo seu amante gay.
Numa das apresentações do filme, realizado por Darren Aronofsky, Fraser, que surgiu irreconhecível devido aos quilos que ganhou nos últimos anos, não conseguiu conter as lágrimas quando foi ovacionado de pé mais de cinco minutos pelo público do Festival de Cinema de Londres.
Brendan Fraser saltou para a fama com o sucesso da saga A Múmia, entre 1999 e 2008, George – O Rei da Selva, em 1997, ou Viagem ao Centro da Terra, em 2008, e em 2013 protagonizou o seu último filme, Perseguidos.
O filme The Whale (A Baleia, em português) tem estreia marcada para 2 de março de 2023, dez dias antes da cerimónia dos Óscares.