A cantora Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira, dia 9 de novembro. Tinha 77 anos. A confirmação foi dada pela assessoria de imprensa da artista brasileira à Folha de São Paulo, mas a causa da morte não foi ainda revelada.
Gal Costa tinha cancelado recentemente um concerto no festival Primavera Sound, em São Paulo, que tinha data marcada para o último fim de semana. A artista encontrava-se em recuperação, depois de ter retirado um nódulo, uma cirurgia que aconteceu em setembro, e deveria ficar afastada dos palcos até este mês de novembro, por ordem médica.
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu a 26 de setembro de 1946, em Salvador, na Bahia, e estreou-se na música em 1964, no espetáculo “Nós, por exemplo”, ao lado de três grandes nomes da música brasileira, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Durante os seus mais de 50 anos de carreira foi distinguida com diversos prémios, entre os quais o Grammy Latino de Excelência Musical, em 2011, e o prémio de Melhor Cantora nos Prémios de Música Brasileira, mais recentemente, em 2016.