Nascido no Porto há 44 anos, Miguel Oliveira é investidor imobiliário, mas durante 15 anos também fez coaching motivacional para uma multinacional, o que o levou a viajar um pouco por todo o mundo, sobretudo para países de Leste, tendo tornado Kiev, capital da Ucrânia, na sua base, pela situação geográfica central em relação a esses países. E foi aí que conheceu Mariia Kolotygina, com quem está casado desde 2018 e com a qual tem dois filhos, Lukian, de sete anos, e Gabriel, de dois (Miguel é ainda pai de David, de 13 anos, nascido do seu anterior casamento).
A viverem no Porto desde 2019, têm acompanhado os acontecimentos recentes no país natal de Mariia, de 35 anos – designer de visual media e de moda, está neste momento a preparar uma coleção nova –, com angústia, mas também espírito positivo, e contribuído ativamente no acolhimento e na ajuda à adaptação dos refugiados.
Miguel é também vocalista e guitarrista dos One Time Child, banda composta ainda por Rui Silva (também guitarrista) e Hugo Pereira (baterista) e que fez sucesso entre 2001 e 2009, nomeadamente com o tema Ganza na Areia. Em 2009, a vida levou-os por outros caminhos, mas reuniram-se de novo agora, para gravar um tema sobre a guerra na Ucrânia, Russian Military Ship. Uma canção de rock que fala das mentiras que estão por detrás da invasão russa, mas também da esperança de que a guerra acabe depressa e que Putin caia da cadeira do poder. Mariia, que é filha de um russo pró-guerra, cortou relações com ele.
Produção: Patrícia Pinto