Isabel Preysler e Mario Vargas Llosa, de 71 e 86 anos, respetivamente, estiveram juntos durante oito anos, tendo anunciado a separação no passado mês de dezembro. E se, a princípio, o fim da relação parecia ter sido amigável, com a socialite a ter informado unilateralmente que tinham decidido “pôr fim à relação definitivamente” e Vargas Llosa a comunicar que “a única coisa” que pretendia era “confirmar a entrevista que a Isabel deu”, tudo mudou pouco tempo depois, com ambos a trocarem publicamente acusações.
O anúncio da separação
Foi em declarações à revista espanhola Hola! que Isabel Preysler confirmou a rutura, tendo a publicação acrescentado que esta se deveu a uma “cena de ciúmes”, após a qual o escritor peruano teria abandonado a residência na qual vivia com a mulher para se instalar na sua casa, no centro de Madrid. Depois do anúncio, Isabel teria viajado para Miami para passar o Natal com os seus filhos Chábeli e Enrique Iglesias. Já Vargas Llosa, que tinha viajado para Paris com um dos filhos, regressava à capital espanhola no início do ano.
As declarações de Vargas Llosa
No primeiro dia do ano, o escritor falou com os jornalistas que se encontravam à porta de sua casa, aguardando o seu regresso, explicando que estava “muito bem” e acrescentando que os motivos avançados para a separação não eram verdade. “Não, não. os motivos da rutura não existem, não são verdade, não estão corretos”, sublinhou, sem adiantar mais sobre o tema.
Entretanto, pessoas próximas ao Nobel da Literatura já tinham avançado um pouco sobre os motivos que teriam levado à separação, assegurando que os dois eram incompatíveis, já que “a ele interessa-lhe a cultura e a ela o espetáculo”.
O conto “Los Vientos”
A 19 de janeiro foi publicado no ‘Abril’, um suplemento do jornal ‘El Periódico de España’, um conto de Vargas Llosa intitulado “Los Vientos”, no qual o autor usa muitas referências da sua vida nos últimos anos e parece mostrar-se arrependido por se ter separado de Patricia Llosa, que foi sua mulher durante cerca de 50 anos e é mãe dos seus três filhos. Ainda que tenha dado nomes diferentes às personagens, há momentos que são claras alusões a episódios da sua vida.
“Esqueci-me do nome daquela mulher pela qual abandonei a Carmencita: voltará à minha memória, sem dúvida, ainda que, caso não volte, também não me importo. Nunca a amei. Foi uma paixão passageira (…) não do coração”, escreveu, numa referência que muitos interpretaram como uma menção à relação que teve com Isabel Preysler e um possível arrependido por ter deixado a ex-mulher para ficar com esta paixão.
A resposta de Isabel Preysler e a carta de Patricia Llosa
Num artigo publicado pela ABC, a socialite deu a entender que pensou em terminar a relação com o escritor há dois anos, mas que não o fez devido à já avançada idade de Vargas Llosa, explicando que “lhe fazia sentir pena abandoná-lo”, uma vez que a preocupava o facto de que o escritor “não fosse bem tratado”.
Além disso, a mesma publicação mostrava, uma semana mais tarde, uma carta que a ex-mulher de Vargas Llosa teria escrito a Isabel Preysler em 2015, advertindo-a de que o escritor a trataria da mesma forma que tratou outras mulheres, tal como, segundo a própria, Vargas Llosa “fez vinte ou trinta vezes durante o casamento”. Na mesma carta, Patricia terá pedido a Isabel Preysler uma reunião para falar sobre as aparições públicas de Vargas Llosa, mostrando descontentamento por este aparecer ao lado da socialite em alguns eventos.
Vargas Llosa volta a responder
O escritor deu uma entrevista ao El País na qual falou, entre outros temas, sobre a sua relação com Isabel e de como foi viver os últimos anos sob o interesse da ‘imprensa cor de rosa’. Questionado sobre como ‘escapar’ à imprensa mais sensacionalista, o autor respondeu simplesmente que era “não fazendo nenhuma declaração”. “Eu não fiz nenhuma [declaração] sobre a Isabel”, afirmou, adiantando ainda que não foi por falta de oportunidade que não o fez, dado que diz ter tido “durante um mês muitos jornalistas desde as sete da manhã plantados à porta de casa”. “Saía para caminhar e encontrava-os logo”, acrescentou.
A relação de Vargas Llosa com Tamara Falcó
Sempre foi dito que o escritor peruano mantinha uma boa relação com a marquesa de Griñón, mas Isabel Preysler saiu em defesa da filha na última semana, atacando Vargas Llosa por um suposto excerto do seu conto, no qual parece menosprezar a apresentadora. “O Mario acrescentou dois parágrafos ao seu famoso conto. Neles, falava das ilhas marquesas [uma possível referência à marquesa de Griñón] e ria-se de Tamara, uma pessoa que foi sempre carinhosa e amorosa com ele”, assegurava, citada pela Vanitatis, ainda que a família do escritor tenha assegurado que não foi acrescentado mais nenhum parágrafo ao conto incialmente escrito.
Na história existiria um parágrafo onde o autor referiria que “a Filosofia partilha departamento académico com a Teologia e a Cozinha. Que mistura!”. “Imagino o diploma de Doutorado em Filosofia, Teologia e Gastronomia e morro de riso”, teria escrito, naquela que parece ser uma referência a Tamara, católica praticante e vencedora da edição espanhola do programa “MasterChef Celebrity”.
Álvaro Vargas Llosa ‘lança farpas’ a Isabel Preysler
Álvaro Vargas Llosa é o mais velho dos três filhos do escritor e acompanhou o pai na última semana num momento muito especial. O escritor peruano passou a integrar a Academia Francesa, um momento no qual se fez acompanhar pela família mais próxima, incluindo a ex-mulher, Patricia.
“Não há ninguém a quem o meu pai e a sua obra devam tanto como a ela”, escrevia na sua conta no Twitter, junto a uma fotografia na qual aparece sentado ao lado mãe. “O meu pai disse-o muitas vezes, repete isso muitas vezes em privado. Ninguém merecia mais estar na primeira fila do que ela. A mulher da sua vida”, acrescentou.
Paz à vista entre o ex-casal?
No final da última semana, Isabel Preysler pareceu mostrar vontade de colocar um ponto final na polémica. “Não quero dar declarações. Estou num momento em que prefiro ficar calada, porque parece que tudo o que digo é uma coisa ‘enorme’ e só estou a dizer a verdade. Estou bem como estou, Quero aproveitar o tempo com os meus netos, que é a única coisa que realmente me diverte agora”.