Uma plateia emocionada assistiu, nos BAFTA, a uma homenagem à rainha Isabel II, que morreu no passado dia 8 de setembro. Coube à atriz Helen Mirren – que ganhou precisamente um BAFTA e o Óscar de Melhor Atriz pelo seu papel no filme A Rainha – ler o discurso que acompanhou a passagem de vídeo e fotos de evocação da monarca.
“O cinema britânico não estaria onde está hoje sem o seu apoio leal”, começou por dizer Mirren. “Em 1952, o mundo assistiu à sua coroação. Desde então, ela tornou-se inquestionavelmente a protagonista do país, mas tão misteriosa quanto uma estrela do cinema mudo… “, continuou, enquanto eram exibidas imagens de Isabel II a cumprimentar os mais destacados artistas. Na plateia, William e Kate assistiam, comovidos, ao tributo à avó do príncipe.
“Nos seus 70 anos de reinado, conheceu os maiores ícones do cinema e testemunhou a evolução da época dourada de hollywood ao nascimento da era dos blockbusters. Sua majestade esteve na primera fila de tudo (…) Ela ajudou mais de 50 organizações culturais e, em 2013, foi a sua vez de ser homenageada com um Bafta em reconhecimento do notável apoio da rainha à indústria cinematográfica e televisiva. O melhor do cinema faz o que Sua Majestade fez sem esforço: manter-nos juntos e unidos”. declarou, ainda, Helen Mirren, que também no teatro deu via à rainha Isabel II, na peça The Audience.