A beleza e a imagem de um pivô de notícias podem ser consideradas importantes e ajudar a transmitir credibilidade e confiança, mas serão sempre secundárias em relação à competência profissional e à capacidade de comunicar informações de forma clara e precisa. É essa a convicção de Ana Patrícia Carvalho, que apresenta o Jornal da Noite e a Edição da Noite da SIC Notícias: “O principal é mesmo a mensagem e a forma como nós a comunicamos. O que as pessoas me dizem é, sobretudo, que gostam da minha dicção, da forma como tento resumir as notícias, como tento desconstruir e procurar as informações. Portanto, acho que as pessoas sabem distinguir muito bem a profissional da mulher que sou no dia a dia, muito mais descontraída, cuidada ou não.”
Durante um evento de apresentação da marca de cosmética Natinuel, no qual a jornalista, de 37 anos, marcou presença, aproveitámos para tentar descobrir quais são os seus segredos para manter uma aparência sempre jovial e cuidada. “Tento estar apresentável, mas acho que o segredo é mesmo uma boa noite de sono. Durmo sempre as minhas oito horas e depois estou pronta para começar o dia”, revelou Ana Patrícia, adiantando que nos dias em que está de folga aproveita para dar descanso à pele do rosto, evitando maquilhar-se. “A única coisa que faço é colocar rímel e um creme com proteção solar e um pouco de cor, para ficar com a pele mais uniformizada. De resto, tento nesses dias ter a minha pele limpa ao máximo. Nos dias em que apresento o jornal, tenho sempre muito presente o cuidado de limpar bem a pele quando chego a casa e usar um hidratante antes de me deitar. É um ritual que leva algum tempo, é certo, mas é um bom investimento.”
Apesar de ser, por natureza, uma pessoa tranquila, a jornalista diz ter encontrado no boxe um escape para se poder libertar de alguma tensão acumulada, embora admita que ultimamente não tem sido presença regular nas aulas. “Sempre disse que o boxe era para mim uma espécie de ioga, porque saía de lá super ‘zen’, ninguém me conseguia irritar. Entretanto deixei de fazer boxe e estou numa fase em que acho que preciso de trazer alguma leveza à minha vida. Por isso vou mesmo passar a fazer ioga”, partilhou a jornalista, assumindo esse compromisso, frisando: “Eu cumpro as minhas promessas.”