O cenário de uma família fragmentada, após a separação de Mario Vargas Llosa e Patricia Llosa, parece ser agora coisa do passado. Depois de, em 2015, o escritor ter colocado um ponto final no casamento que durava há já 50 anos e de ter assumido uma relação com Isabel Preysler, com quem esteve durante os oito seguintes, foi anunciado, no final do ano passado, que a relação entre o Nobel da Literatura e a socialite tinha chegado ao fim (e não de forma amistosa).
A separação de Mario Vargas Llosa e Patricia fez com que os filhos do casal, Álvaro, Gonzalo e Morgana apoiassem a mãe. No entanto, após a rutura com Isabel Preysler, que gerou acusações de ambas as partes, os três filhos do escritor parecem estar mais felizes com a aproximação dos pais, que têm sido vistos juntos em diversas ocasiões, o que aponta para uma provável reconciliação.
Mario e Patricia foram vistos juntos no início de fevereiro na capital espanhola, onde almoçaram com o filho Gonzalo e as netas. Dias mais tarde, toda a família viajava para Paris, onde assistiram juntos à investidura de Vargas Llosa como membro da Academia Francesa.
Depois de a família se ter reunido há uns meses na sua residência em Lima, no Peru, Mario e Patricia posaram, no final da última semana, ao lado da neta, Josefina Vargas Llosa, e do noivo, o engenheiro mexicano Emiliano Camarena, no dia do casamento de ambos. A cerimónia reuniu a família na Basílica de São Pedro, em Lima. Sobre este dia especial, o filho mais velho do escritor partilhou na última sexta-feira, dia 3, uma fotografia na qual se podem ver os noivos com Mario Vargas Llosa e Patricia. “Os avós com os noivos”, lê-se.
Um dia mais tarde, Álvaro voltou a publicar fotografias do pai, agora sentado à secretária na casa da família em Lima. “A trabalhar, no dia seguinte, escoltado pelo Pacífico, na secretária onde escreveu História de Mayta e tantas outras”, escreveu Álvaro, na legenda das imagens.