Tom Cruise voltou em grande. Top Gun: Maverick, que produziu e do qual também é protagonista, foi um sucesso de público – ultrapassou os 1.400 milhões de euros na bilheteira internacional. Uma aposta ganha para o ator, de 60 anos, que durante três décadas resistiu em dar continuidade a Top Gun – Ases Indomáveis (1986), mas agora não tem dúvidas de que foi uma boa opção deixar-se convencer pelo realizador Joseph Kosinski a voltar a dar corpo ao aviador naval Pete “Maverick” Mitchell. O filme mostra a personagem 36 anos depois, agora como piloto instrutor, e recebeu também nomeações para os Golden Globes e Critics Choice Awards e ganhou o galardão de Melhor Elenco de Duplos em Filmes nos SAG Awards.
Se a vida profissional está amplamente documentada e à vista de todos, no que toca à vida amorosa Tom Cruise tem optado por manter tudo em segredo dentro do que lhe é possível desde que se divorciou de Katie Holmes, em 2012. Até onde se sabe, o último romance que manteve foi com a atriz Hayley Atwell, de 40 anos, com quem contracena em Missão Impossível 7, que está previsto chegar às salas de cinemas em julho. Uma paixão que terá chegado ao fim no último verão.
Recorde-se que o ator casou-se pela primeira vez em 1987, com a atriz Mimi Rogers, com quem esteve dois anos. Apaixonou-se depois por Nicole Kidman, com quem adotou dois filhos, Isabella, de 30 anos, e Connor, de 28. A separação foi anunciada 11 anos depois. De 2001 a 2004 envolveu-se com Penélope Cruz. Um ano depois viveu uma paixão fugaz com Sofia Vergara e ainda em 2005 a norte-americana Katie Holmes conquistou o coração da estrela de Hollywood e os dois tiveram uma filha, Suri, que nasceu em abril de 2006. A união terminou em julho de 2012, aparentemente por causa da ligação do ator à Cientologia, e a atriz foi obrigada a cumprir uma série de regras pós-divórcio para proteger a imagem do ex-marido, nomeadamente estando impedida de apresentar em público um novo namorado…. durante cinco anos. A fama de controlador não deixou uma boa imagem de Tom Cruise, talvez uma das razões para hoje em dia se proteger tanto no que toca à vida pessoal.