
O Papa Francisco foi internado esta quarta-feira, dia 29, com problemas cardíacos e dificuldades respiratórias, avançou o jornal italiano Corriere della Sera.
O Sumo Pontífice, de 86 anos, chegou de ambulância ao Hospital Gemelli, em Roma, onde foi submetido a exames médicos, nomeadamente uma TAC (tomografia axial computorizada). Ao fim da tarde foi conhecido o diagnóstico de infeção respiratória.
O Vaticano assegura que a situação não é preocupante, mas o jornal logo adiantou que tinham sido anuladas as audiências que o Papa tinha agendadas para os dias seguintes e que era provável que passasse a noite no hospital para observação. Acabaria por ser revelado, horas mais tarde, que o internamento se prolongaria por alguns dias.
Não é a primeira vez que o Papa acusa problemas de saúde: na juventude viu removida parte de um pulmão, mais recentemente foi submetido a uma cirurgia à vesícula biliar e no verão de 2021 fez uma operação ao cólon. Desde maio do ano passado que se desloca maioritariamente em cadeira de rodas e em junho passado especulava-se sobre a possibilidade de ter de abdicar.
Em plena Quaresma, a comunidade católica espera que o Papa se recomponha a tempo das celebrações da Semana Santa, o que parece difícil, já que o diagnóstico implicará por certo algum tempo de convalescença.