Aparência de Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz criticada. O jornalista Alexandre Pais está no centro da polémica, após ter escrito uma crónica sobre a forma como ambas se apresentam em televisão.
No texto, intitulado “A imagem é tudo“, o jornalista critica o facto de Maria não ter aproveitado as férias para “tratar da imagem“, considerando-a uma “mulher simpática mas robusta, com tendência para aumentar de peso“.
Logo em seguida, afirma ainda que a apresentadora não escolhe roupas que a favoreçam e defende que, para resolver aquele que considera ser um “problema“, esta terá de ter grande “capacidade de sacrifício“.
Ora, as críticas não se resumiram à aparência de Maria Botelho Moniz, mas também à de Cristina Ferreira. São criticados os “braços tomados pela flacidez do tempo e da falta de ginásio“.
Na crónica, o jornalista elogia Catarina Furtado e Sónia Araújo. “Após os 50, surgem sempre de silhueta perfeita e bem produzidas“, escreve, terminando com um alerta: “Acorda, Maria“.
Reações às críticas
Escusado será dizer que o texto gerou uma enorme polémica. Cristina Ferreira reagiu, caracterizando-o como “execrável” e “inqualificável“. “Merece, para mim, atenção judicial”, atirou ainda, no Instagram.
Na mesma publicação, refere: “Não me calarei sempre que o sinta um tema geral da sociedade e que me agrida não só a mim mas às mulheres em geral. A impunidade sentida nos tempos que correm não me fazem vislumbrar um futuro risonho. Há 24 anos que me formei em ciências da comunicação e nunca, até hoje, me esqueci das regras básicas de um jornalista. Também tive sorte de ser bem educada pelos meus pais“.
“É sempre o mesmo. Há anos. Não passará”, comentou Rita Pereira. “Crónica inacreditável. Escrita pelo o que se vê na foto, um cânone de beleza“, disse Raquel Strada. Por sua vez, Sara Sampaio opinou: “Incrível o nojo que é escrito e PUBLICADO sobre mulheres“.
Mas o apoio não se ficou por aqui. “Está com muito pouco cabelinho para quem acha que a imagem é tudo. Para cima deles!”, defendeu Carolina Deslandes. “Isto não parece real. Estou em choque absoluto“, disse Inês Herédia. “INACREDITÁVEL. Como é que um jornal permite que seja editada e publicada uma nota que ultrapassa todos os limites… em TUDO!? Que falta de respeito!“, acrescentou Sofia Cerveira.
Foram centenas de celebridades e desconhecidos a participar numa enorme onda de amor a Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz. A própria Catarina Furtado disse “Faço aqui uma declaração de que não aceito este elogio! E devolvo-o“, garantindo detestar comparações “quando têm a ver com o exterior“.
Quanto a Maria Botelho Moniz, para já, o silêncio tem sido a melhor resposta.