Joana Câncio, de 37 anos, está grávida de quatro meses e meio e vive dias de extrema felicidade, partilhados com o companheiro, André Robalo, de 41, o filho de ambos, Lourenço, de quatro, e também a filha mais velha da atriz, Constança, de 11, e o filho mais velho do empresário, Vicente, de 13. “Sempre pensámos ter mais um filho em comum e não estávamos à espera que fosse logo. Ficámos muito surpreendidos, mas extremamente felizes”, contou a atriz na apresentação da coleção primavera-verão da Prénatal, no CascaiShopping, adiantando que ainda não têm a certeza do sexo do bebé, mas que há a suspeita de que seja um rapaz. “Não tenho preferência, só quero mesmo que venha saudável”, diz.
Terminadas as gravações da telenovela Queridos Papás, na TVI, projeto em que participou depois de alguns anos afastada da televisão, a atriz prepara-se para voltar a dedicar-se à família: “Estive parada desde que o Lourenço nasceu, porque estive dedicada à família, e agora pretendo voltar a fazê-lo. Quando eu e o André pensámos em ter filhos, decidimos logo que não seriam criados por terceiros. Fizemos uns ajustes, abdicámos de muita coisa, mas estamos muito presentes na vida dos nossos filhos. A minha grande ambição na vida é construir uma família.”
Neste dia em que foi fotografada e anunciou a nova gravidez, Joana contou com a companhia da filha, com quem faz programas a duas sempre que possível. “Acho importante que valorizemos o tempo com cada filho. Quando a Constança soube que ia ter mais um irmão, uma das primeiras coisas que disse foi: ‘Mais uma pessoa cá para casa!’ [risos]. É muito giro ter irmãos, mas também implica, por vezes, um pouco de falta de espaço, de individualidade. É uma coisa de que se fala pouco em relação às famílias numerosas.”
Sabendo que será um desafio voltar a ter um recém-nascido em casa, Joana planeia manter-se igualmente atenta aos outros filhos e consciente de que a filha está na pré-adolescência: “Como estive muito dedicada à família nestes últimos anos, acompanhei muito a Constança, e isso permitiu-me estar mais próxima dela agora. Ela tem as suas questões, inerentes à idade, mas confia muito em mim e ajuda-me muito.”