As últimas horas têm sido de aflição para Pimpinha e Isaurinha Jardim, que têm estado sempre ao lado da mãe desde o primeiro momento em que foi internada no Hospital de S. José, em Lisboa – de onde foi transferida para o Hospital de Santa Marta, também na capital – depois de ter sido encontrada inconsciente no interior do seu carro, na última terça-feira, 2 de maio. O coração assusta Cinha Jardim, que continua internada, mas a situação é, felizmente, estável.
Após uma exaustiva bateria de exames, não foi detetado nenhum problema neurológico, mas sim um bloqueio das artérias, tendo sido preciso fazer um cateterismo. A Caras confirmou junto da família que a comentadora da TVI está estável e a ser tratada com muita atenção e carinho.
Recorde-se que Cinha Jardim, de 66 anos, foi encontrada por populares, que de imediato contactaram o INEM. Em declaração à Caras e com a autorização da família, o amigo Duarte Siopa explicou o que aconteceu: “Na terça-feira, a Cinha entrou no carro e não se lembra de mais nada. Ia a conduzir e desmaiou. Não bateu em carro nenhum, não atropelou ninguém, talvez ainda tenha conseguido travar o carro de forma inconsciente. Houve várias pessoas que a socorreram no imediato e depois foi levada pelo INEM. Está a ser muito bem tratada [no hospital], ainda não se sabe o que se passa porque desmaiou, mas está a fazer exames. As filhas estão permanentemente ao lado da mãe e a Cinha agora precisa de descansar”, disse, emocionado.
Cinha Jardim é uma figura emblemática da sociedade portuguesa. Conhecida pela sua boa disposição e personalidade forte, é uma mulher que diz o que pensa, mesmo que isso não agrade a todos. Benfiquista ferrenha, é presença assídua no Estádio da Luz.