Músicas que entraram no coração das pessoas, pensadas para fazer uma conciliação entre passado e o presente, e majestosamente interpretadas por alguns dos mais conceituados artistas do mundo. Não houve quem ficasse indiferente à sumptuosidade dos momentos musicais que acompanharam a coroação de Carlos III, que incluíram um conjunto de 12 composições inéditas que o monarca, conhecido melómano, encomendou para a cerimónia na Abadia de Westminster, além de temas compostos para outras coroações por autores clássicos como Handel e Purcell.
Compositores
Da lista de compositores convidados para este momento fazem parte o escocês Patrick Doyle, que já foi nomeado para um Óscar e é autor de sucessos de bilheteira como Henrique V, Harry Potter e o Cálice de Fogo e Thor, e que para esta cerimónia criou a Marcha de Coroação do Rei Carlos III.
Andrew Lloyd Webber, autor de musicais de sucesso como O Fantasma da Ópera, Cats e Evita, é o autor do hino Make a Joyful Noise, que se ouviu após a coroação da rainha Camila. O compositor – que está de luto pelo filho, o também compositor e produtor musical Nicholas Lloyd Webber, que morreu há um mês vítima de cancro no estômago – adaptou o texto do Salmo 98 para criar este hino à alegria, interpretado pelos trompetistas da Força Aérea Britânica (RAF), e entoado pelo coro da Abadia de Westminster e pela Orquestra da Coroação. A obra musical foi, entretanto, colocada à venda, e os lucros, seguindo as indicações do rei Carlos, reverterão para instituições de solidariedade.
Orquestras
Formada por instrumentistas de oito orquestras do Reino Unido e do Canadá, a Orquestra da Coroação foi dirigida pelo maestro e pianista anglo-italiano Antonio Pappano, diretor da Royal Opera House, em Londres, e teve como concertino Vasko Vassilev.
Coro
As vozes faziam parte dos coros da Abadia de Westminster e da Capela Real, tendo ainda músicos do Coro da Catedral de Truro, na Cornualha, do Coro da Universidade Metodista, de Belfast, do Coro Monteverdi, e ainda um coro de música gospel, o The Ascension Choir.
Nigel Hess, Roderick Williams e Shirley J. Thompson orquestraram uma nova versão de Be Thou My Vision, um dos hinos religiosos mais antigos de Inglaterra e um dos favoritos do rei, interpretado pela soprano inglesa Alexandra Stevenson.
A cerimónia contou ainda com a participação da harpista Alis Huws, da soprano sul-africana Pretty Yend e do baixo-barítono Sir Bryn Terfel Jones, que interpretou a peça Coronation’s Kyrie, composta por Paul Mealor, aquela que foi a primeira apresentação em galês numa cerimónia de coroação.
“Playlist” da coroação no Spotify
O caminho para a modernização da monarquia continua a estar na ordem do dia, e o facto de ter sido criada uma playlist oficial desta coroação no Spotify, plataforma de streaming de música, é prova disso mesmo.
A pedido do rei, o Departamento para o Digital, Cultura, Media e Desporto do Reino Unido reuniu 28 músicas para a referida playlist, mas duas delas acabaram por ser removidas. Uma do rapper Dizzee Rascal, condenado por agredir a ex-noiva, e outra dos escoceses The Proclaimers, por se assumirem antimonárquicos.
De resto, há temas conhecidos, que apelam à boa disposição, que começam com Come Together, dos Beatles, passam por Treat People with Kindness, dos Coldplay, e terminam com King dos Years & Years
Confira a lista completa:
https://open.spotify.com/playlist/1lCJ7YSSgojZwz79h8bXer
- Come Together – The Beatles
- We Are the Champions – Queen
- A Sky Full of Stars – Coldplay
- Say You’ll Be There – Spice Girls
- Let’s Dance – David Bowie
- Celestial – Ed Sheeran
- Daddy Cool – Boney M.
- One Day Like This – Elbow
- Mr. Blue Sky – Electric Light Orchestra
- Starry Eyed – Ellie Goulding
- Starlight – Emeli Sandé
- Dance All Over Me – George Ezra
- Slave to the Rhythm – Grace Jones
- Treat People With Kindness – Harry Styles
- Running Up That Hill (A Deal with God) – Kate Bush
- Our House – Madness
- It’s a Beautiful Day – Micheal Bublé
- All Over the World – Pet Shop Boys
- People Get Ready – Jeff Beck, Rod Stewart
- Space Man – Sam Ryder
- Gold – Spandau Ballet
- Shine – Take That
- Waterloo Sunset – The Kinks
- Love Reign O’er Me – The Who
- Green Green Grass of Home – Tom Jones
- King – Years & Years
No domingo, dia 7 de maio, haverá ainda um concerto nos jardins do Castelo de Windsor, estando previstas as atuações de Katy Perry, Lionel Richie, Take That e Andrea Bocelli.