Foi com alegria e entusiasmo que José Maria Tallon apresentou, na Feira do Livro de Lisboa, o seu mais recente livro, Sabemos Comer?, uma obra que considera “necessária, principalmente após a Covid.” “O mundo mudou tanto, as tecnologias são tantas, o que era verdade deixou de ser, já não se contam calorias, e eu tive, de alguma forma, a necessidade de partilhar isso, primeiro com os pacientes, depois com o público em geral, através deste livro. É um trabalho que decorre da minha experiência e do estudo que fiz para a minha tese de doutoramento e que mostra como a Covid mudou a sociedade. Tentei apresentar estratégias para o mundo atual, pois acredito que podemos transformar as coisas a nosso favor e com isso ter muitos benefícios. As redes sociais estão cheias de mentiras sobre nutrição e achei que estava na altura de colocar os pontos nos is e criar um livro que servisse de referência. Tudo o que escrevi neste livro está cientificamente provado”, explicou o médico, especialista em nutrição, minutos antes da apresentação.
“É muito bonito ver a vida acontecer. O Pepe acabou de se casar e em breve haverá mais novidades que ainda não posso contar.”
Uma obra partilhada com dois dos seus cinco filhos, Beatriz, de 26 anos, e Eduardo, de 30, ambos médicos a exercer na clínica do pai e coautores do livro: “Eles têm cada um o seu capítulo, pois eu achei que era fundamental que dessem a sua opinião como especialistas, mas também como jovens atentos à informação que circula por todo o lado”, contou o autor, que é ainda pai de Carminha, de 37 anos, também médica na clínica do pai, Pepe, de 36, gestor na mesma empresa, e Rafael, de 24, que estuda Medicina. “Sou muito feliz por ter os meus filhos a trabalhar comigo. O Rafael também está a terminar o curso de Medicina e em breve terei todos na clínica, cada um com o seu gabinete.” Um orgulho que se estende a todas as vertentes da vida dos filhos: “É bonito ver a vida a acontecer. O Pepe acabou de se casar, há duas semanas, está em lua de mel, e é maravilhoso ver os filhos a crescer e a fazer o seu caminho. Em breve haverá mais novidades que ainda não posso contar”, referiu, sorridente.
“Estou lindamente com a vida que tenho. Tenho um trabalho que adoro, uns filhos que amo e ex-mulheres que também adoro.”
Solteiro desde setembro do ano passado, depois de dez anos de relação com a médica Ana Rego, Tallon assume estar numa fase muito serena, até porque tem muito orgulho nas relações saudáveis que mantém com as suas ex-mulheres: “Estou sozinho e lindamente com a vida que tenho. Tenho um trabalho que adoro, uns filhos que amo e umas ex-mulheres que também adoro [risos]. Dou-me muito bem com todas e falamos muitas vezes, como aconteceu ontem, durante o caminho que fiz de Faro a Lisboa. Elas são pessoas muito importantes para mim, com quem partilhei partes da minha vida e quero muito bem a todas, desejo do fundo do coração que sejam felizes. Não pôde ser comigo, mas que seja com alguém, que eu não sou ciumento [risos].”