Lançada em Milão, na última edição do Salão do Móvel, a coleção BomBom Outdoor é fruto da mais recente colaboração entre Joana Vasconcelos e a Roche Bobois. O cocktail de apresentação da nova linha de mobiliário de exterior realizou-se na loja da marca francesa na Avenida da Liberdade, em Lisboa. “Este é o único evento de apresentação em loja, a nível mundial, que conta com a presença da Joana, logo, é uma ocasião muito especial”, diz Grégory Dias Monreal, da Roche Bobois, adiantando: “A nossa história com a Joana começou quando ela entrou na loja de Lisboa para comprar um candeeiro. Depois disso, seguiu-se uma parceria muito feliz e que é para continuar.”
Para a criação da BomBom Outdoor, composta por sofás, mesas de apoio, tapetes e almofadas de formas fluidas e orgânicas, a artista plástica portuguesa inspirou-se nas cores pastel das fachadas das casas lisboetas e nos tons que se misturam ao entardecer. “Finalmente posso mostrar a coleção na origem da própria. Estas peças foram inspiradas no nosso pôr-do-sol, nas cores que vemos em Lisboa nesta época do ano, primavera/verão, e que se refletem nas nossas fachadas. Portanto, há uma espécie de correspondência real que só acontece em Lisboa em relação à coleção”, sublinha Joana Vasconcelos, continuando: “Apresentar em Lisboa é um prazer, porque as caras são amigas, as pessoas que vêm são as que nós conhecemos, mas também por essa correspondência ser notória. Aqui é uma espécie de espaço perfeito para apresentar a coleção e para que ela tenha essa correlação com a sua envolvente, as pessoas, o espírito, a atmosfera da cidade.”
Atualmente a desenvolver vários projetos em simultâneo, a artista não tem mãos a medir. “2023 tem sido um ano efetivamente incrível, por estar a conseguir fazer tantos projetos e ter uma certa estabilidade, não só no ateliê como na minha família”, diz. “Na verdade, não tinha tido nunca uma concentração tão grande de trabalhos ao mesmo tempo. De repente, parece que calhou tudo no mesmo ano!”, diz a rir.
Depois de montar o Bolo de Noiva em Waddesdon Manor, Inglaterra, Joana Vasconcelos expressa um desejo: “Gostaria muito de fazer e ver o Bolo de Noiva em Lisboa, visto que o bolo é uma comemoração e celebração dos casamentos de Santo António e tem tudo a ver com a nossa cultura local dos Santos Populares, que é uma época maravilhosa, verdadeiramente mágica para a cidade.”
Fotos: Luís Coelho