![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2023/07/230721_Lego_35FC-1600x1067.jpg)
Foto: Fernando Costa
Desde sempre que Lídia Muñoz se lembra de ter a avó, Eunice Munõz, como interlocutora das suas conversas mais importantes e “maior confidente”. Foi com a atriz, que morreu há pouco mais de um ano, que partilhou as alegrias da maternidade e, mais tarde, os primeiros cinco meses de vida de Amadeo, fruto da sua relação com o realizador Tiago Durão. “Nós passámos de viver só as duas para vivermos os três, com o Tiago, e depois os quatro, quando o Amadeo nasceu. E quando ela partiu ficou um vazio muito grande que não conseguimos preencher. Viver sem a avó tem sido mesmo muito difícil. Ela era a pessoa mais importante da minha vida, e agora é o Amadeo. O Amadeo tem-me dado uma grande força, ele salva-me todos os dias das saudades que sinto da minha avó. Nas manhãs em que acordo a chorar e olho para ele, acabou de me salvar aquele dia”, confessou a atriz, com quem conversámos durante um evento organizado pela Lego no Cinema S. Jorge, em Lisboa.
“O meu mundo mudou para muito melhor. O Amadeo é o mais importante que tenho na vida.”
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2023/07/230721_Lego_29FC-720x1080.jpg)
Foto: Fernando Costa
E Lídia não podia estar mais feliz com a maternidade: “O meu mundo mudou para muito melhor. O Amadeo é o mais importante que tenho na vida, adoro estar com ele, fazer programas, passear. Um ano e meio passou a correr e é tão bom vê-lo crescer, brincar, interagir…”
Também a atriz mudou desde o nascimento do filho: “Tornei-me uma pessoa muito melhor, mais compreensiva, mais generosa. Estou muito mais feliz, e isso também me muda e muda a perspetiva de tudo o que faço e me rodeia.”
Muito orgulhosa do filho, Lídia assume que todas as palavras são parcas para o descrever: “O Amadeo é simplesmente incrível. Dorme a noite toda desde sempre, come superbem, ainda mama, é um bebé muito tranquilo e bem-disposto. É impossível estarmos tristes ao pé dele, tem uma alegria contagiante. É muito comunicativo e não para quieto.”
“O Amadeo é simplesmente incrível. (…) É impossível estarmos tristes ao pé dele, tem uma alegria contagiante. É muito comunicativo e não para quieto.”
O mais difícil para Lídia e Tiago tem sido conseguir momentos só a dois, mas nada que interfira no amor entre ambos: “Um bebé absorve muito a vida de um casal, mas acho que temos conseguido orientar bem isso e incluímos o Amadeo nas nossas coisas. Eu engravidei pouco tempo depois de ter conhecido o Tiago e até poderia ter sido algo que abalasse a nossa relação, mas não, só a intensificou.”
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2023/07/230721_Lego_44FC-720x1080.jpg)
Foto: Fernando Costa
O regresso aos palcos estará para breve, embora Lídia confesse que ainda tem alguma dificuldade em perceber como voltará a pisar as tábuas sem estar de mão dada com a sua avó: “Estou com muita vontade de regressar e sei que será muito difícil fazê-lo sem ela, mas quero mesmo muito voltar, até por ela, era isso que ela quereria que eu fizesse. Foi esse o legado que ela me passou e eu pretendo segui-lo com todo o amor, responsabilidade e respeito.”
O casal tem estado em casa com Amadeo, que ainda não está na escola. “Com a ajuda dos meus pais e dos pais do Tiago e a nossa organização, temos conseguido conciliar tudo”, conclui a atriz.