Eleito em março de 2013 depois da renúncia de Bento XVI, que morreu no último dia de dezembro passado, o Papa Francisco – Jorge Mario Bergoglio de nascimento – , é o primeiro papa latino-americano da história e também o primeiro não europeu em mais de mil anos.
Fã de futebol, ou não fosse ele argentino, a terra do Deus Maradona, é visto por muitos como um Papa progressista, que tudo tem feito para aproximar todos (crentes e ateus) da Igreja.
Recorde-se que em fevereiro de 2017, durante uma missa matinal na Casa de Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco causou sensação ao falar do comportamento dos maus cristãos, que exploram outras pessoas ou que têm vidas duplas, por exemplo. Nesse sentido, alertou que mais vale ser ateu do que um mau cristão:
“Tantos católicos são assim. E escandalizam. Quantas vezes ouvimos, todos nós, no bairro e em outros lugares: ‘mas, para ser católico assim, é melhor ser ateu’. Esse é o escândalo, destrói-te, derruba-te. E isso acontece todos os dias”, afirmou.
Também foi este Papa que abriu os braços para receber as mães solteiras, quando afirmou, em 2019, que “não existe mãe solteira. Mãe não é estado civil”. Ou aos homossexuais: “Se um gay aceita o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-lo? Eles não devem ser marginalizados. A tendência [para a homossexualidade] não é o problema… eles são nossos irmãos”, afirmou em conversa com jornalistas, em julho de 2013, sobre a alegada existência de um lobby gay no Vaticano denunciado pela imprensa italiana.
Aos 86 anos, depois da visita a Fátima, em 2017, o Papa Francisco regressa a Portugal, em clima de fim de pontificado e com uma saúde bastante débil. O Santo Padre aterra amanhã, às 10h00, na Base Aérea de Figo Maduro. para participar na Jornada Mundial da Juventude 2023, que decorre na capital portuguesa entre os dias 2 e 6 de agosto e que reúne em Lisboa milhares de peregrinos de todo o mundo.
E nesta estada em Portugal, o Papa Francisco, que também em 2017, admitiu que “o abuso de crianças é uma doença“, vai reunir-se com as algumas da vítimas de pedofilia na igreja portuguesa e pedir-lhes, quase de certeza, perdão. Recorde-se que, em outubro de 2021, a propósito da denúncia de abuso sexual em França, o Papa Francisco expressou a “sua vergonha” pela resposta da Igreja Católica às vítimas.
O seu sorriso acolhedor e a sua vontade de abraçar todos independentemente das suas escolhas, aproximou Francisco de todos os quadrantes da sociedade, o que lhe valeu mesmo o título de Papa do Povo.
Tome nota da agenda do Papa Francisco:
Dia 2 de agosto
11h15 – O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa recebe o Papa no Palácio de Belém para uma visita de cortesia.
12h15 – Depois de um encontro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático, o Papa Francisco fará o seu primeiro discurso em Portugal.
16h45 – O Papa encontra-se com o primeiro-ministro António Costa.
17h30 – Vésperas com os bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas e agentes pastorias, no Mosteiro dos Jerónimos.
Dia 3 de agosto
9h00 – O Papa Francisco vai cncontrar-se com um grupo de jovens universitários na Universidade Católica.
10h40 – Em Cascais, o Papa terá um encontro com jovens de Scholas Occurrentes.
17h45 – O sumo Pontífice presidirá à cerimónia de acolhimento dos participantes da JMJ no Parque Eduardo VII.
Dia 4 de agosto
9h00 – Na Praça do Império, o Papa ouvirá em confissão alguns jovens da JMJ.
9h45 – De seguida, o Papa visita o Centro Paroquial da Serafina para um encontro com os representantes de alguns centros de assistência socio-caritativa.
12h00 – Almoço do Papa com um grupo de jovens.
18h00 – Está marcada a via-sacra com jovens no Parque Eduardo VII.
Dia 5 de agosto
8h00 – O Papa viajrá de helicóptero para Fátima.
9h30 – O Santo Padre rezará o terço com os jovens doentes na Capelinha das Aparições.
11h00 – O Papa regressa a Lisboa.
18h00 – O Colégio de São João de Brito acolhe um encontro entre o Papa e membros da Companhia de Jesus
20h45 – Vigília com jovens, no Parque Tejo
Dia 6 de agosto
9h00 – O Papa celebra a Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude, no Parque Tejo.
16h30 – Encontro o com voluntários da JMJ no Passeio Marítimo de Algés.
17h50 – Cerimónia de despedida na Base Aérea de Figo Maduro e regresso a Roma.
Recorde alguns momentos do Papa Francisco