O Santo Padre está em Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude 2023, que decorre em território nacional até ao próximo domingo, 6 de agosto. E as imagens que marcam o 1.º dia do Papa Francisco em Lisboa têm algo em comum: bebés. No trajeto entre a base aérea de Figo Maduro e o Palácio de Belém, ou depois à chegada à Nunciatura Apostólica da Santa Sé, a residência oficial do Santo Padre enquanto estiver em Lisboa, o Papa Francisco abençoou alguns bebés, que os pais, emocionados lhe entregavam em mãos.
Momentos que para um crente são, sem dúvida, extremamente especiais e inesquecíveis. Apesar do cansaço e da debilidade física, o Papa Francisco, de 86 anos, acolheu todos os bebés com um sorriso, beijou-os e deu-lhes a sua bênção. E estas são imagens que marcam em absoluto o primeiro dos quatro dias que o Santo Padre estará em Lisboa.
Já hoje, depois do encontro oficial com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, o Papa foi recebido no Centro Cultural de Belém por 700 convidados, entre outros, membros do governo e algumas figuras públicas e da sociedade política.
“Estou feliz por estar em Lisboa, cidade do encontro que abraça vários povos e culturas e que, nestes dias, se mostra ainda mais universal; torna-se, de certo modo, a capital do mundo. Isto condiz bem com o seu caráter multiétnico e multicultural (penso, por exemplo, no bairro da Mouraria, onde convivem pessoas provenientes de mais de sessenta países) e revela os traços cosmopolitas de Portugal, que afunda as suas raízes no desejo de se abrir ao mundo e explorá-lo, navegando rumo a novos e amplos horizontes“, afirmou o Santo Padre no início do discurso que fez no CCB e no qual lembrou a importância de apostar na saúde, educação e estado social.