Sofia Fernandes, de 46 anos,faz férias em Vila Real de Santo António desde sempre e sente-se muito feliz por poder criar o mesmo tipo de memórias nos filhos, Sebastião, de sete anos, e Esperança, de três anos, do seu casamento com o advogado José Barbosa, de 50.
“Venho para esta zona desde bebé e agora as férias de verão deles também são sempre aqui. Encontramos várias famílias todos os anos e já temos o que chamamos de ‘gang do Caramelo’, com muitos miúdos, portugueses e espanhóis. Somos uma família que adora praia, por isso é a nossa atividade principal nestes dias: são longas horas no Caramelo Beach Club, com muito mar, brincadeiras na areia, a tradição familiar de apanha de conquilha que o pai cozinha à noite e até alguns sunsets com música e dança”, contou a repórter do E-Especial, da SIC, enquanto observava atentamente as brincadeiras dos filhos junto à beira-mar.
Apesar de algum cansaço que inevitavelmente incluem as férias com crianças pequenas, Sofia não se queixa e garante que ver a alegria dos filhos compensa qualquer trabalho extra: “Encaramos as férias como tempo de qualidade que lhes conseguimos dar e é impressionante presenciar o crescimento do Sebastião e da Esperança nestas semanas. Tinham algum medo do mar no início e agora estão ‘uns peixes’. Ela também vai ganhando cada vez mais autonomia e surpreende diariamente. A descontração encontra-se na ausência de rotinas e na possibilidade de ir vivendo ao sabor das férias sem grandes planos. Claro que ficamos um bocado cansados, mas é bom viver o êxtase da Esperança com uma simples ida de ferry a Ayamonte comigo como quando eu era criança ou a alegria do Sebastião, que já quase consegue nadar e gosta de um bom dia de vento de levante com ondas.”
“Acho que mais tempo a dois só daqui a uns anos, mas é uma fase muito gira da nossa vida.”
Os momentos a dois continuam a ser o mais difícil de conseguir. “O Sebastião já dá muito menos trabalho, mas a Esperança ainda exige muita atenção. Acho que mais tempo a dois só daqui a uns anos, mas é uma fase muito gira da nossa vida. Tempo a dois é mesmo depois de os deitar, por isso às vezes até escolhemos jantar a essa hora, para uma refeição tranquila”, conta Sofia, que após o nascimento de Esperança percebeu que estava na altura de voltar a tomar “as rédeas” do seu corpo e passou a ter alguns cuidados com a alimentação e com o desporto, que mantém até hoje.
Uma rotina que assume não seguir a 100% nas férias: “Vim com muita vontade de fazer umas corridas matinais, que adoro fazer aqui, mas percebi que a logística seria complicada. Acabamos por conseguir fazer umas caminhadas na praia, todos ou só eu e a Esperança, e sou a parceira de voleibol e raquetes do Sebastião quando a Esperança deixa. Felizmente que na escola os miúdos já aprendem a importância de fazerem uma alimentação saudável e de praticarem desporto, e vejo que o Sebastião já compreende essas escolhas. Não é uma questão de ser escrava dos padrões de beleza, pois jamais alcançarei a suposta perfeição, mas quero ser o mais saudável possível para ter toda a energia para os meus filhos!”
De regresso a Lisboa por estes dias, Sofia assume que “também é bom voltar a casa e ao trabalho de que gostamos”. Mas não esconde que teria apreciado “mais uma semana no Algarve para aproveitar a companhia dos primos, que se tinham juntado a nós há apenas alguns dias”.
Fotos: D.R.