
Rita Durão regressou ao Teatro do Bairro para protagonizar a peça “Pentesileia”, um original do dramaturgo alemão Heinrich von Kleist, aqui traduzida por Luísa Costa Gomes e encenada por António Pires. A tragédia vale-lhe o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Teatro nesta XVII Gala dos Globos de Ouro, na qual estava também nomeada como Melhor Atriz de Cinema, pelo filme “O Trio em Mi Bemol”.
Nascida em Lisboa em 1976, Rita Durão frequentou o Curso de Teatro — Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema e o Actor’s Studio de Londres. Começou a fazer teatro na escola e em 1995 estreou-se profissionalmente, na peça “A Disputa”, encenada por João Perry. Iniciou em 1996 um percurso que a levou a trabalhar regularmente com o Teatro da Cornucópia, tendo também representado com encenadores como Jorge Silva Melo, Tónan Quito ou Joaquim Horta.
No cinema, fez, por exemplo, “As Bodas de Deus”, com João César Monteiro, “Cinco Dias, Cinco Noites”, de José Fonseca e Costa, ou “Peixe Lua” e “Quaresma”, de José Álvaro Morais.
Nesta categoria concorria com as atrizes Emília Silvestre, Joana Bárcia, Sandra Faleiro e Teresa Gafeira.