A série “Cuba Libre”, da RTP 1, venceu o Globo de Ouro de Melhor Projeto, na categoria Ficção. Com realização de Henrique Oliveira e Beatriz Godinho como protagonista, também ela nomeada na categoria de Melhor Atriz por este projeto, a produção relata a extraordinária história verídica da portuguesa Annie Silva Pais, filha única do último diretor da polícia política de Salazar (PIDE), dona de uma notável beleza e sensualidade, mas também de um enorme espírito rebelde.
Aos 22 anos, em 1958, foi eleita Miss Piscina Praia Figueira da Foz e já, nessa altura, dá dores de cabeça aos progenitores. Mas é, mais tarde, em 1965, quando se encontra casada com um diplomata suíço e a viver em Havana, que o escândalo na família rebenta. Annie abandona o marido e a família para entregar-se à revolução cubana, secretamente apaixonada por Che Guevara e pela Cuba de Fidel de Castro.
“Cuba Libre” conta com seis episódio e tem ainda Margarida Marinho, Lia Gama, Adriano Luz, Heitor Lourenço, Pierre Kiwitt, Mariana Pacheco, José Raposo e Victorio D’Alessandro, entre outros, no elenco.