O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama fez uma declaração pública de amor à mulher, Michelle, na data em que comemoram 31 anos de casados, 3 de outubro: “És brilhante, gentil, divertida e linda. Tenho muita sorte por te chamar minha.” A antiga primeira dama também assinalou a data e escreveu: “31 anos e uma vida pela frente. Adoro passar pela vida contigo ao meu lado.” Ambos publicaram fotos juntos a acompanhar estas declarações de amor, às quais juntaram os inevitáveis parabéns.
Pais de pais de Malia, de 25 anos, e Sasha, de 22, Barack e Michelle Obama conheceram-se em 1989, quando ele foi trabalhar para a firma de advogados onde ela já trabalhava. Ficaram noivos em 1991 e casaram-se no ano seguinte. Ambos já reconheceram que o tempo em que viveram na Casa Branca, entre janeiro de 2009 e janeiro de 2017, foi um verdadeiro teste ao casamento. “Não só estávamos sob escrutínio num ambiente estranho, como estávamos a criar as nossas filhas numa situação que não era normal”, explicou o antigo presidente numa entrevista à CBS em maio deste ano.
Por seu lado, Michele também já confessou algumas vezes que o seu casamento não é um mar de rosas e que houve uma época em que não suportava o marido, quando tinha as filhas pequenas e tentava conciliar a vida profissional com a familiar achando que o marido não fazia um esforço semelhante. “O casamento é difícil, é uma luta para todos”, disse num dos episódios do seu podcast, acrescentando: “Contudo, o casamento é suposto ser longo, cheio de altos e baixos, esta é a pessoa com quem vais viver a tua vida. Vai levar mais do que um minuto para ver essa pessoa numa série de situações.” Michelle Obama, de 59 anos, menos três do que o marido, defende, por isso, que a comunicação é essencial numa relação duradoura. E ambos concordam que isso lhes permitiu recuperarem algum tempo a dois, o que revitalizou a relação. Isso e o facto de já não sentirem a tensão permanente que era viverem na Casa Branca.