Neste Outubro Rosa, mês em que se assinala a sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce, bem como o apoio à investigação na área, recordamos 15 famosas que venceram o cancro da mama. De acordo com dados estatísticos da Globocan (2021), este é o tipo de cancro mais prevalente em Portugal e no mundo.
Em 1988, Simone de Oliveira venceu o cancro da mama e, em 2007, voltou a superar a batalha, após ser diagnosticada com um tumor na outra mama. Também Fernanda Serrano foi diagnosticada com cancro da mama, em 2008, e mantém consultas periódicas para controlar o estado de saúde.
Em novembro de 2015, Sofia Ribeiro partilhava com os fãs ter sido diagnosticada com a doença. Na altura, a atriz diz ter associado o facto de ter adoecido ao fim de uma relação tóxica que viveu. Um ano depois, em 2016, Carla Andrino recebia o diagnóstico de cancro da mama, doença da qual se viria a curar no ano seguinte, após algumas sessões de quimioterapia. Bárbara Guimarães foi diagnosticada com a doença em 2018 e diz ainda hoje sofrer com os efeitos secundários dos tratamentos.
Em 2022, a radialista Joana Cruz submeteu-se a tratamentos e uma operação contra o cancro da mama, do qual ficou curada alguns meses após o diagnóstico. Também Joana Sousa Cardoso revelou, no passado mês de março, ter sido diagnosticada pela segunda vez com cancro da mama, 14 anos após vencer uma primeira e dura batalha contra a doença. No passado mês de junho, celebrava o facto de estar em remissão.
Famosas internacionais
Em 2005, Kylie Minogue descobriu a doença em estádio inicial e venceu a batalha três anos depois, na sequência de vários tratamentos e uma mastectomia parcial. Em 2006, Sheryl Crow enfrentava a mesma batalha, aos 44 anos, na mesma altura em que se separava de Lance Armstrong. A cantora precisou de se submeter a uma cirurgia. No mesmo ano, Cynthia Nixon recebu o diagnóstico de cancro da mama, do qual se curou após tratamentos e também cirurgia.
2013 foi o ano em que Anastacia descobriu, pela segunda vez, um cancro da mama. Após ter precisado de se submeter a uma mastectomia parcial, em 2003, a cantora teve de realizar uma dupla mastectomia. Em 2015, Rita Wilson recebia o diagnóstico de cancro da mama, de um tipo invasivo. A atriz submeteu-se a uma mastectomia dupla e uma cirurgia de reconstrução.
Carla Bruni revelou, recentemente, ter lutado contra este tipo de cancro em 2019. “Cirurgia, radioterapia, hormonoterapia” fizeram parte da batalha da antiga primeira-dama francesa, que garantiu que a prevenção é essencial. Sarah Ferguson também partilhou o seu testemunho, no passado mês de junho, após ser diagnosticada com a doença e ter tido de se submeter a uma mastectomia.
A atriz brasileira Patrícia Pillar revelou, em 2002, ter sido diagnosticada com um tipo raro da doença, conhecido por doença de Paget. Submeteu-se a tratamentos de quimioterapia e a uma cirurgia.