Conhecida do grande público por papéis marcantes como a professora McGonagall dos filmes de Harry Potter e a Violet Crawley da série Downton Abbey, aos 88 anos, Maggie Smith estreia-se como modelo. A atriz, com uma carreira marcante no teatro, cinema e televisão, que conquistou vários prémios, é a protagonista da nova campanha primavera/verão 2024 da Loewe.
Esta não é a primeira vez que a marca de luxo espanhola recorre ao talento de um modelo inesperado e octogenário . Em 2022 foi a vez de Anthony Hopkins, outro ícone de Hollywood, ser o rosto de uma campanha da Loewe.
Agora, Jonathan Anderson, diretor criativo da Loewe, elevou ainda mais a fasquia. Bem penteada e levemente maquilhada, nas fotos de Juergen Teller, Maggie Smith revela-se tal como é, sem filtros nem truques especiais de photoshop. As rugas estão lá, numa inspiradora mensagem sobre o envelhecimento e o verdadeiro empoderamento feminino.
A campanha foi revelada por Jonathan Anderson na sua conta de Instagram e as fotos depressa se tornaram virais. Em pouco menos de 24 horas a publicação colecionou mais de 200 mil gostos e as reações não se fizeram esperar: “É tudo o que a moda precisa”, revelou a Vogue, entre muitos comentários de várias celebridades sobre este novo desafio da atriz, dama da coroa britânica desde 1990.
Recorde-se que a atriz foi casada duas vezes: primeiro com Robert Stephens, entre 1967 e 1975, com quem teve dois filhos, Chris Larkin, de 56 anos e Toby Stephens, de 54; e depois com o dramaturgo Beverley Cross, entre de 1975 a 1998. Maggie Smith confessou numa antiga entrevista que a morte do seu segundo marido e grande amor – apaixonou-se por ele quando tinha 18 anos, mas na altura era casado – deixou um enorme vazio na sua vida, que o trabalho ajudou a preencher.