Depois de uma semana marcada pelo 18.º aniversário da filha mais velha, os reis de Espanha chegaram hoje a Compenhaga para a sua primeira visita oficial a este país. E o caloroso encontro de Letizia e Felipe VI com a rainha Margarida e os príncipes Mary e Frederico da Dinamarca, no aeroporto, depois de descerem do avião, marcou a chegada dos reis de Espanha, 43 anos depois da visita oficial dos reis Sofia e Juan Carlos.
Recorde-se que esta visita era para ter acontecido em abril mas teve de ser adiada por razões de saúde da rainha, de 83 anos. É que, em fevereiro, Margarida da Dinamarca foi operada à coluna e precisou de recuperar a 100% antes de voltar a cumprir a agenda real.
Agora, após os cumprimentos, acompanhada pela rainha da Margarida, Felipe VI fez uma revista às tropas. Os reis de Espanha seguiram depois numa carruagem de 1889 pelas ruas centrais da capital da dinamarquesa até ao Palácio de Amalienborg escoltados pela guarda real.
Já no Palácio, os reis de Espanha foram condecorados pela rainha Margarida com a Ordem do Elefante, a mais alta distinção do Reino da Dinamarca, que o príncipe Christian recebeu no passado dia 15 de outubro por ocasião do seu 18.º aniversário.
Veja o vídeo dos primeiros momentos na Dinamarca!
Para este primeiro encontro, Letizia usou um vestido encarnado de Carolina Herrera, cobriu-se com um bonito casaco em tons claros da & Other Stories, com sapatos e clutch Magrit, e usou o cabelo apanhado com uns brincos que pertenciam à sogra. Por seu lado, a princesa Mary, que fez a vénia a Felipe VI, usou um casaco comprido azul-escuro da marca The Fold London, sapatos Valentino e clutch Quidam Bags, e brincos de diamantes.
Hoje à noite haverá lugar para um jantar de gala no Palácio, onde assitiremos a um desfile de tiaras e vestidos de noite.