Após ser investigada por fraude fiscal e estar sujeita a uma pena de prisão de oito anos, Shakira chega a acordo com as finanças em Espanha e já não vai a tribunal. A informação foi divulgada pela artista através de um comunicado. Nesse sentido, Shakira diz estar a “priorizar a sua carreira e estabilidade, bem como a dos filhos”.
A cantora enfrentava um processo por fraude fiscal, no qual era acusada de dever 14,5 milhões de euros em impostos referentes aos seus rendimentos entre 2012 e 2014. Em 2018, voltou a ser investigada por motivo semelhante. Tendo em conta a longa duração e mediatismo do processo, a equipa legal da cantora chegou a um acordo monetário com as Finanças, colocando um ponto final no caso.
“Sentia-me pronta para enfrentar um julgamento e defender a minha inocência“, disse a colombiana, em primeiro lugar. Ainda assim, admite que tomou a decisão contrária por este processo estar a “hipotecar” a sua tranquilidade e a da sua família. “Cheguei à conclusão de que ganhar não é triunfo se o preço é que te roubem tantos anos da tua vida“, afirmou, logo depois.
Posteriormente, Shakira disse ainda que os filhos, Sasha e Milán, lhe pediram que deixasse este caso para trás. Posto isto, a cantora disse: “Foi por eles que tomei esta decisão. Viveram tempos muito duros e quero que me vejam feliz, finalmente, e a olhar juntos para o que há-de vir”.
A recusa de um acordo em 2022
De recordar que, em 2022, a cantora recusou um acordo com o Ministério Público espanhol, pelo que deveria ir a julgamento. Em causa estaria a alegada fraude fiscal por fuga aos impostos entre 2012 e 2014, no valor de 14,5 milhões de euros. Na altura, o MP solicitou ainda uma pensa de prisão de 8 anos e 2 meses.