Pelo sexto ano consecutivo, os Prémios Activa Mulheres Inspiradoras irão destacar os feitos notáveis de mulheres excecionais em diversas áreas. A cerimónia de entrega destes prémios está marcada para o início de 2024, mas entretanto foi feita uma análise cuidada e rigorosa das candidatas às nomeações em cada uma das categorias – Artes, Ciência, Desporto, Digital, Empreendedorismo, Solidariedade e Sustentabilidade – e ainda o prémio especial Carreira.
Ser nomeada para estes prémios é, já por si, um reconhecimento do precioso contributo das candidatas, e a seleção dos seus nomes resulta do consenso do júri destes prémios, constituído por Conceição Zagalo, Luís Marques Mendes, Mafalda Anjos, Maria de Belém Roseira e Natalina de Almeida, diretora da revista. A importância crescente da presença online e da capacidade de influenciar positivamente através das plataformas digitais justificaram a introdução de uma nova categoria na edição deste ano dos prémios, dedicada ao digital. “Ao amplificarmos a voz de mulheres inspiradoras no mundo digital, acreditamos que estamos a contribuir para algo que é vital na internet: separar a boa da má influência. Nesta categoria, queremos dar voz a projetos liderados por mulheres no mundo digital que ajudem a melhorar a vida dos outros, criando uma influência positiva”, explicou a diretora da Activa no Four Seasons Hotel Ritz, em Lisboa, onde o juri se reuniu para eleger as oito mulheres inspiradoras deste ano.
Durante o mês de dezembro serão anunciados os nomes das várias nomeadas, assim como as respetivas histórias inspiradoras que moldam e inspiram positivamente o nosso mundo.