Músico lendário e imagem do estilo de vida rebelde do rock, Keith Richards viveu de excessos e chegou aos 80 anos. O guitarrista e fundador dos Rolling Stones celebrou o seu 80.º aniversário, no dia 18, chegando assim a uma data que muitos vaticinavam como impossível.
É que em 1973 já muitos apostavam que Keith não passaria dos 30, pois o seu estado de saúde física e mental era tão decadente, por culpa do abuso de drogas e álcool, que a publicação inglesa New Musical Express o colocou na lista de “astros de rock mais propensos a morrer no próximo ano”, mas onde acabou por permanecer durante dez anos.
Muitas têm sido as histórias incríveis vividas ao longo dos anos por Richards e documentadas na sua autobiografia, da autoria de James Fox, e lançada em 2010. A mais insólita foi partilhada pelo próprio, em 2007, altura em que contou que a coisa mais estranha que snifou foi o pai, que morreu em 2002: “Ele foi cremado e eu não consegui resistir (…) Desceu muito bem e ainda estou vivo.”
Depois, para acalmar a polémica que a declaração provocou, veio dizer que tinha sido uma brincadeira, mas mais tarde, em 2010, para promover a sua autobiografia, Life, o guitarrista dos Rolling Stones confirmou a história. No livro cheio de detalhes curiosos, Keith, que deixou a droga depois de ter caído de um coqueiro, em 2006, e de ter feito uma lesão no cérebro, conta, por exemplo, que para ir comprar heroína ia armado até aos dentes. E admite que, ainda hoje, traz sempre um punhal no cinto, não vá ser preciso “lidar com um problema da maneira mais eficaz”.
O músico, por seu lado, aproveitou o dia do seu aniversário para dar os parabéns à mulher, Patricia Hansen, com quem se casou nesse mesmo dia, há 40 anos.“Feliz Aniverário. Amo-te!”., escreveu na legenda da fotografia divukgada na página oficial de Instagram Richards, precisamente do dia do seu casamento e que demonsta o quanto ainda se mantém apaixonado pela mulher.
O casal conheceu-se em 1979, no mítico Studio 54, e quatro anos depois estavam casados. Juntos, têm duas filhas, Theodora Dupree, de 34 anos, e Alexandra Richards, de 33. O guitarrista teve ainda uma relação de 12 anos com Anita Pallenber, uma atriz e modelo cuja influência foi considerada decisiva na evolução musical e estilística dos Stones e com quem teve três filhos, Marlon, Angela e Tara, que teve morte súbita em seu berço dois meses depois de nascer.