Aos 88 anos, Helena Sacadura Cabral continua a contagiar todos os que a rodeiam com a sua alegria de viver, com o seu sorriso e com a busca constante da felicidade em cada momento, em cada caminho. E foi isso que a levou a escrever o seu 40.º livro, Pensar, Olhar, Viver, fruto das suas histórias, vivências e experiências rumo a uma vida mais feliz. “Aprendi que não podemos sentir a luz sem ver a escuridão, nem viver a alegria sem sentir a dor. Este livro é o resultado do estudo que fiz sobre uma série de assuntos que têm como núcleo fundamental a felicidade. Foi muito tardiamente que estes estudos surgiram em Portugal. Dedico-me a eles há perto de cinco anos e, por causa deles, acabei a dedicar-me à psicologia e ao desenvolvimento pessoal. Hoje, os meus projetos profissionais passam todos por esta área, ajudando outros a descobrirem em si aptidões inesperadas, quer a nível de grupo, quer individual. Se Deus me der tempo, acho que ainda venho a escrever outro livro, que será o resultado das minhas conversas com as pessoas que oriento. Neste livro está tudo o que sou, tudo o que fui e algumas dicas para o que talvez ainda venha a ser [risos]”, explicou a autora no dia da apresentação da obra, no El Corte Inglés.
Muitos foram os amigos e fãs de Helena que marcaram presença e que elogiaram a sua jovialidade e alegria. “A Helena é uma força da natureza, uma inspiração, uma gargalhada sonante, uma palavra de aconchego, está em todas. É uma pessoa que nos enche de esperança e sorrisos. Por isso tem tantos amigos, de todas as idades, de todas as gerações. Para mim, como escritora, a Helena é realmente uma inspiração”, disse-nos Maria João Lopo de Carvalho.
“Tenho a sorte de ter a Helena na minha vida e de poder partilhar coisas banais e importantes com ela. É uma peça fundamental na minha vida. Temos uma cumplicidade enorme e ela é uma companheira de vida. Não há regras instituídas na cabeça dela para nada, a não ser a sua opinião e vivências, e isso é maravilhoso”, frisou Heitor Lourenço, que faz parte da chamada “grupeta” que inclui Helena Sacadura Cabral e à qual também pertencem Helena Isabel, Cila do Carmo e Sílvia Rizzo, entre outros.
Fotos: Fernando Costa