Bárbara Guimarães, de 50 anos, lidou com uma menopausa precoce, consequência dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia a que foi sujeita quando lhe foi diagnosticado um cancro da mama.
Liliana Campos tinha 45 anos quando, numa consulta de rotina de ginecologia, foi confrontada com o que diz ter sido “um diagnóstico assustador”, já que ainda queria ser mãe.
Também a atriz Naomi Watts estava a tentar engravidar quando soube, aos 36 anos, que estava na perimenopausa. “Entrei em pânico, senti-me muito sozinha, tive uma sensação de fracasso”, confessa. Já Gwyneth Paltrow conheceu a experiência aos 51 anos e congratula-se pelo facto de o tema estar a deixar de ser um tabu.
Foi também essa a motivação de Michelle Obama para falar publicamente da sua menopausa. “Foi como se alguém tivesse posto um forno dentro de mim e o ligasse no máximo. E depois tudo começou a derreter e eu pensei: ‘Isto é de loucos, não posso, não posso, não posso fazer isto’”, relata a ex-primeira-dama dos EUA.
Um pouco inesperada é a avaliação que Angelina Jolie faz da experiência: “Adoro estar na menopausa. Fico feliz por estar a amadurecer. Não quero ser jovem novamente.”
Leia todos os testemunhos na Caras desta semana
Chegamos às bancas todas as quartas-feiras, ou a sua casa através da assinatura que pode fazer online na loja.trustinnews.pt. Também encontra toda a informação atualizada em caras.pt.