
Foto: Getty Images
Após cumprir cerca de nove anos de uma sentença de quinze, Oscar Pistorius encontra-se em liberdade condicional. O ex-atleta paralímpico foi condenado pelo homicídio da namorada, Reeva Steenkamp, em 2013. Durante o julgamento, Pistorius garantiu ter confundido a jovem com um intruso, o que, alegadamente, o fez disparar através da porta trancada da casa de banho, onde esta se encontrava.
Aos 37 anos, Pistorius é agora libertado da prisão de Atteridgeville, em Pretória, África do Sul, e encontra-se “em casa“, sob liberdade condicional. Em comunicado, o Departamento dos Serviços Penitenciários sul-africanos. avançou ainda que o ex-atleta paralímpico foi “admitido no sistema penitenciário comunitário“.
Pistorius está obrigado a integrar programas sobre violência de género e controlo da raiva, estando sujeito também a supervisão correcional até ao fim da sentença, em 2029, quando se cumprirão 15 anos da mesma. Atualmente, ficará a morar em casa do tio, em Waterkloof. Não pode consumir bebidas alcoólicas e, para viajar ou arranjar emprego, necessita de permissão.
De recordar que, inicialmente, o ex-atleta foi condenado por homicídio involuntário, com uma pena de prisão de cinco anos. Contudo, mais tarde, o Supremo Tribunal de Recurso anulou a decisão do juiz de primeira instância e considerou Pistorius culpado de homicídio doloso. Em 2016, condenaram-no a seis anos de prisão e, um ano depois, o tribunal aumentou a sentença para um total de 15 anos.