No passado domingo, 7 de janeiro, morreu Franz Beckenbauer. Aquele que foi um dos maiores nomes da história do futebol alemão tinha 78 anos. Em 2015, o atleta chorava a morte do filho, Stephan, que não resistiu a um tumor no cérebro.
Através de um comunicado, a família confirmou a morte. “É com profunda tristeza que anunciamos que o marido e pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, rodeado pela família“, pode ler-se, em primeiro lugar.
Logo depois, deixam um pedido: “Pedimos que possamos fazer o luto em silêncio e afastados de qualquer pergunta“. De acordo com o jornal alemão Bild, Beckenbauer enfrentava problemas de saúde há algum tempo. Ainda assim, a família não especificou a causa da morte.
Em 1974, o ex-atleta foi campeão mundial com a seleção do país. Durante 13 anos, foi um dos grandes nomes do Bayern de Munique, onde conseguiu vários títulos, incluindo três vitórias consecutivas na Taça dos Campeões Europeus. Em 1990, viria a fazer história enquanto treinador, ao sair vitorioso do Mundial.
Beckenbauer foi ainda presidente do Bayern de Munique durante 15 anos e, nos últimos anos, era presença assídua nas televisões enquanto comentador. Era casado com Heidi Burmester desde 2006. Anteriormente, tinha sido casado com Sybille Beckenbauer e Brigitte Beckenbauer. Beckenbauer teve cinco filhos: Thomas, de 61 anos, Michael, Stephan, que morreu em 2015, Noel, de 24, e Francessca, de 20.