Penélope Cruz é uma das nomeadas para Melhor Atriz Secundária dos prémios SAG, pela sua participação no filme Ferrari. Amiga da atriz espanhola há quase duas décadas, Salma Hayek não quis deixar esta nomeação passar em vão e fez questão de lhe dar os parabéns de uma forma divertida, ao colocar uma coroa na cabeça de Penélope. “Parabéns rainha Cruz pela tão merecida nomeação nos prémios SAG. Como sempre, nunca páras de surpreender”, escreveu a atriz mexicana.
Amigas muito além do cinema e do único filme em que trabalharam juntas, intitulado Bandidas, Penélope Cruz e Salma Hayek são fãs incondicionais do trabalho uma da outra e as primeiras a aplaudir as vitórias ou a apoiar nas derrotas. Ambas têm demonstrado ao longo dos anos que, à semelhança da beleza e jovialidade que mantém, nem o tempo e nem a distância belisca o carinho que sentem uma pela outra.
Apesar de terem nascido em países diferentes, Salma no México e Penélope em Espanha, as suas carreiras evoluíram de forma paralela e ambas partiram para Los Angeles, em busca do “sonho americano”. Foi precisamente ali, na meca do cinema, que se cruzaramm pela primeira vez, nos anos 90.
Quando Penélope chegou a Los Angeles, Salma já lá vivia e, por isso, o apoio que deu à atriz espanhola foi crucial, nos primeiros tempos, É que a atriz mexicana sabia bem o que era sair do conforto do país de origem, para um país novo onde não se conhece ninguém. Assim, ofereceu de imediato a sua casa a Penélope, algo que ainda hoje não esquece e recorda com carinho:
“Eu cheguei aqui para fazer um filme e só tinha a minha passagem de volta. Ia ficar dois meses e não conhecia ninguém. Ela foi buscar-me ao aeroporto e disse-me: ‘não vais para hotel nenhum, vais sim para minha casa porque isto é muito difícil no início e vais sentir-te muito sozinha’. Então ela levou-me para a sua casa e foi assim que nos tornámos irmãs. Amo-a demais. Foi sempre assim comigo desde o nosso primeiro dia. Nunca mais me deixou.”, lembra Penélope Cruz.