Brooke Shields conhece bem as agruras da fama: filha de uma manequim que a tornou modelo desde bebé, aos 12 anos protagonizava o filme Pretty Baby – Menina Bonita, no qual aparecia nua, e dois anos depois fazia Lagoa Azul, outro título em que expôs o corpo.
Alvo da atenção da imprensa e do público, cresceu sob os holofotes e no auge da notoriedade resolveu interromper a carreira de modelo e atriz para estudar, formando-se em Literatura. Regressou depois ao trabalho de atriz, já com outro distanciamento e maturidade. Em 1997 casou-se com o tenista Andre Agassi, de quem se separou dois anos depois, e em 2001 voltou a casar-se, com o argumentista Chris Henchy, de quem tem duas filhas, Rowan Francis, de 20 anos, e Grier Hammond, de 17.
“Vais mostrar grande ética de trabalho, ouvir os meus conselhos e tirar na mesma um curso.” (Brooke)
Por causa da sua experiência, tentou educar as filhas de modo a manterem os pés bem assentes na terra, proporcionando-lhes uma perpetiva realista sobre o mundo do showbusiness. Numa entrevista que deu à revista People, adiantou que sempre lhes explicou que o mundo do espetáculo e das redes sociais não é real, sublinhando que “nós queremos viver atrás das cortinas”. Por isso, congratula-se com o facto de a mais velha mostrar uma personalidade discreta e estar completamente dedicada aos estudos universitários.
Já o facto de a mais nova, que é muito parecida com a mãe, querer ser modelo começou por deixá-la com medo que Grier viesse a pagar o preço da fama. Mas hoje aceita a escolha. “Tenho resistido a isso, mas vê-la lidar com tudo de forma independente fez-me perceber que tem um caráter forte. Portanto, acho que o meio não vai consumi-la. E acabei por ceder e dizer-lhe: ‘Vais encontrar uma agência, mostrar uma grande ética de trabalho, saber que não vai ser confortável, ouvir os meus conselhos e tirar na mesma um curso superior.’” E a verdade é que mostra grande orgulho no percurso que a filha tem vindo a fazer.
Fotos: Getty Images e @brookeshields