Foi com o olhar posto no presente, mas com o futuro em mente, que o jornal Expresso encerrou as comemorações dos seus 50 anos com o Festival de Podcasts, realizado ao vivo na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Num auditório com capacidade para 400 pessoas praticamente lotado, o evento contou com uma série de convidados que pautam a vida económica, social e política do país, bem como com aquele que é considerado um dos maiores humoristas do panorama atual português, Ricardo Araújo Pereira.
Entre os oito podcasts mais ouvidos do semanário (O CEO É o Limite, Geração 70, Comissão Política, Money Money Money, De Viva Voz, Expresso da Manhã, A Beleza das Pequenas Coisas e Coisa que Não Edifica nem Destrói) passaram, entre outras, personalidades como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Nuno Santos, líder do PS, Luís Montenegro, presidente do PSD, Miguel Sousa Tavares, Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, Ricardo Araújo Pereira e a sua equipa, assim como a professora de Economia Susana Peralta.
“A Impresa está sempre a tentar inovar e quisemos fechar com chave de ouro as comemorações dos 50 anos do Expresso, que tiveram início há um ano. Afinal, foi com a fundação do jornal que o nosso grupo começou e é uma referência incontestável até aos dias de hoje”, disse Mónica Balsemão, que se despede com esta iniciativa do cargo de diretora de Marketing, Comunicação e Criatividade da Impresa para passar a atuar nas áreas de reforço de imagem e reputação institucionais do grupo e de desenvolvimento de projetos transversais, com apoio direto à comissão executiva.
“Os podcasts projetam o futuro e por isso este festival foi a iniciativa perfeita para falarmos e discutirmos o presente e o futuro com a dose certa de humor”, acrescentou ainda a filha do presidente do grupo, Francisco Pinto Balsemão, que também esteve presente no fecho das celebrações do semanário que fundou e é um adepto destes novos formatos. Depois de ter feito Deixar o Mundo Melhor, regressa no dia 12 de janeiro com uma série de novos episódios em que o tema será a inteligência artificial.
“Foi com muito orgulho que conseguimos celebrar os 50 anos do Expresso com o seu fundador presente. Depois de ter sido tão inovador a fundar este jornal antes da chegada da democracia, continua a inovar e a surpreender aos 85 anos. Sempre imprimiu no grupo o gosto pela inovação, modernidade, vontade de fazer diferente. É esse o ADN do Grupo Impresa. Recordo-me de ter sete anos e estar no Expresso a assistir ao frenesim com o pai na redação”, referiu ainda Mónica Balsemão.
Francisco Pedro Balsemão falou dos desafios dos media nos tempos modernos, referiu a falta de apoio do Estado aos meios de comunicação e criticou a gestão de alguns grupos no podcast de Cátia Mateus, o CEO É o Limite. “Sabemos há muito tempo que os media em Portugal estão sitiados de pessoas que estão cá pelas razões erradas, ou para se promoverem a si próprios, aos seus negócios ou narrativas falsas”, frisou.
Durante o evento, houve também tempo para o riso entre o público, sobretudo quando Miguel Sousa Tavares esteve à conversa com Paula Santos, diretora-adjunta do Expresso, ou Bernardo Ferrão, diretor-adjunto da SIC, trouxe o antigo Porsche de Pedro Nuno Santos para os assuntos em cima da mesa.
Fotos: João Lima