Bradley Cooper acabou de realizar dois feitos históricos na sua carreira com as sete nomeações aos Óscares do filme Maestro, protagonizado e realizado por si. O ator está nomeado para Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Argumento Original. Ao mesmo tempo, Cooper entrou para o seleto grupo de atores que foram indicados duas vezes ao óscar de Melhor Ator, em filmes dirigidos por si próprios – a primeira vez foi em 2020, com Nasce Uma Estrela. Além de Cooper, também Laurence Olivier, Clint Eastwood e Warren Beatty conquistaram o mesmo.
Trata-se de um filme biográfico sobre Leonard Bernstein, o maestro e compositor premiado mais conhecido por compor a banda sonora de West Side Story, espetáculo que estreou na Broadway em 1957 e que deu origem ao filme homónimo de 1961 e ao recente remake de Steven Spielberg. A cinebiografia foca-se no casamento do compositor com a atriz e ativista Felicia Montealegre, interpretada por Carey Mulligan, uma relação conturbada que durou de 1951 até à morte da mulher, em 1978.
Em entrevista ao Deadline, Bradley Cooper assumiu que não estava à espera destas nomeações: “Eu pensei que seria incrível se tivéssemos a sorte de estar nomeados com esses filmes e essas performances, então é emocionante. E apesar de todo o trabalho que todos fizeram, para muitos de nós sermos reconhecidos, é realmente muito surreal“.
A 96.ª edição das estatuetas entregues pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood realiza-se no próximo dia 10 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, e volta a contar com a apresentação do comediante Jimmy Kimmel.