
João Reis faz parte do elenco da nova novela da SIC, Senhora do Mar, e, apesar da grande paixão pelo teatro, também gosta de regressar à televisão sempre que os projetos o atraem: “Estou a trabalhar com pessoas de quem gosto muito, conheço a SP muito bem e sinto-me bem tratado e acarinhado. Estou contente com este regresso e bastante satisfeito com este projeto”, contou-nos na apresentação da novela.
“Saber dizer que não na profissão foi algo que aprendi com o tempo.”
A terminar o espetáculo Radiografia, ao lado do músico Nuno Aroso, o ator assume que hoje em dia prefere dedicar-se apenas a um projeto de cada vez, até porque a vida lhe tem ensinado a perceber os seus limites e vontades: “Fazer teatro e televisão ao mesmo tempo já não dá, já não me apetece fazer esse sacrifício. Saber dizer que não foi algo que demorei a aprender, mas que já começo a fazer com mais frequência e sem ficar ansioso ou com receio de estar a ferir suscetibilidades. A vida ensina-nos algumas coisas, e isso é muito bom.” Mas ressalva que estas decisões nada têm a ver com o receio de falhar: “Já falhei seguramente imensas vezes e é algo que também aceito com cada vez mais naturalidade. Todos falhamos. Mas aquilo que sei é que não falho por dar o máximo. Sabendo que gosto de estar nas coisas com muita intensidade, já percebi que tenho de criar um reservatório de energia só para mim e para os meus para poder continuar a circular com alegria. Sinto-me mais com controlo do meu caminho e já não faço sacrifícios que não valham a pena.”
“Tenho uma relação fantástica com a Catarina, temos boas bases de entendimento, e isso ajuda muito.”
Conciliar estes dois projetos com os filhos, sobretudo os mais novos, Beatriz, de 17 anos, e João Maria, de 16, do casamento com Catarina Furtado, que terminou este verão, também foi uma prioridade. “Está a ser tranquilo, mas dá, obviamente, algum trabalho conciliar o lado profissional com as rotinas deles. Mas tenho uma relação fantástica com a Catarina, temos sempre muito boas bases de entendimento, e isso ajuda muito.”

E assumiu que o fim desta relação de 18 anos tem sido encarado com a normalidade possível graças a esse entendimento que mantêm enquanto família: “Eles são adolescentes, com as dúvidas e incertezas próprias da idade, e acho que ultrapassaram esta fase com tranquilidade, apesar de tudo. Eu e a Catarina somos pessoas civilizadas e atenciosas, portanto está a correr tudo bem.” A presença na vida dos filhos também se mantém inalterável. “Há uns dias mais difíceis do que outros, quando eu e a Catarina estamos a trabalhar muito, mas eles também já estão mais autónomos e nós estamos sempre em cima dos acontecimentos. Falamos muito uns com os outros, um com o outro, e está a correr muitíssimo bem.”
“Não me sinto culpado de nada, faço sempre o melhor possível e sei que a outra parte também.”
O ator garantiu ainda que não há mágoas nem arrependimentos: “Não me sinto culpado de nada, faço sempre o melhor possível e sei que a outra parte também. Quando as coisas não correm bem, temos de chegar a um entendimento e partir para outra. Temos de fazer com que as coisas sejam o mais pacíficas possível do ponto de vista da relação que temos e que temos com os nossos filhos. Desse ponto de vista, estou completamente tranquilo, não sinto qualquer espécie de peso. Há sempre uma tristeza pelo fim de uma relação tão longa, por não ter dado certo, mas são as inevitabilidades da vida. Era pior se estivéssemos de costas voltadas, e, felizmente, isso nunca aconteceu.”
Recorde-se que João Reis tem mais dois filhos, Maria, de 27 anos, fruto da relação com Patrícia Cifuentes, e Francisco, de 22, da união com a atriz Joana Seixas.