A atriz Emilia Clarke, mais conhecida pelo papel de Daenerys Targaryen na série A Guerra dos Tronos, recebeu esta terça-feira uma condecoração da coroa britânica entregue pelo príncipe William, tornando-se Membro da Ordem do Império Britânico. A atriz, de 37 anos, partilhou a honra com a mãe, Jennifer Clarke, que lhes foi atribuída pelo facto de terem fundado uma instituição, a SameYou, que ajuda pessoas que sofreram lesões cerebrais durante a fase de recuperação.
Clarke tomou a iniciativa de criar esta instituição na sequência dos dois aneurismas que sofreu entre 2011 e 2013 e que implicaram duas intervenções cirúrgicas. Foi no pós-operatório que constatou que havia muita falta de apoio para a fase da convalescença e resolveu tomar medidas para mudar a situação.
Diz que na época se sentiu incapacitada para funcionar como uma pessoa normal depois de sobreviver às duas hemorragias cerebrais, a primeira das quais um mês depois de ter terminado as gravações da primeira temporada da série A Guerra dos Tronos, e que precisou de ajuda para recuperar as suas rotinas. “Passamos um mês no hospital e todos os dias pensamos que vamos morrer. Depois vamos para casa e temos de viver com aquilo. Primeiro temos todos os cuidados e toda a atenção do mundo, e de repente passamos a estar sozinhos. É assustador”, descreveu a atriz, elogiando o príncipe William na forma como a fez sentir-se confortável nesta breve cerimónia que decorreu no Castelo de Windsor. “Sua Alteza Real foi absolutamente encantadora e fez-nos sentir muito confortáveis”, declarou a atriz britânica, de 37 anos.