Kenneth Mitchell, ator de Star Trek e da Marvel, morre aos 49 anos, vítima de ELA. A notícia foi avançada pela família através de um comunicado nas redes sociais do ator:
“É com o coração pesado que anunciamos a morte de Kenneth Alexander Mitchell, querido pai, marido, irmão, tio, filho e amigo de muitos. Durante cinco anos e meio, Ken enfrentou muitas mudanças devido à ELA e, ao seu estilo, foi capaz de ultrapassar cada uma delas com graça e com o compromisso de viver uma vida plena e feliz em cada momento. Viveu segundo o princípio de que cada dia é uma dádiva e que nunca se deve andar sozinho. A sua vida é um exemplo brilhante de como se pode ser pleno quando se vive com amor, compaixão, humor, inclusão e comunidade”, pode ler-se.
No longo texto publicado na sua conta de Instagram, onde a família partilhou uma foto com os filhos, Lilah, de 16 anos, e Kallum, de 11, fruto do casamento com a atriz Susan May Pratt, solicita-se a doação de donativos a favor da investigação da ELA ou para ajudar os seus filhos.
Recorde-se que o ator, que manifestou o desejo de ser cremado e transformar-se numa árvore, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica, em 2018,
A 10 de agosto de 2023, dia em que se assinalaram cinco anos do diagnóstico da doença, o ator partilhou uma sentida reflexão sobre a doença: “Quero comemorar hoje; o dom da vida. Estou muito grato por ter este dia à minha frente. Foram 5 anos muito longos. Tanta coisa perdida, tanta coisa ganha. Tempos incrivelmente difíceis, misturados com tantas outras bênçãos. No centro de tudo isto estão os amigos e a família, os prestadores de cuidados e os médicos que vieram em auxílio da minha família vezes sem conta. Oferecendo uma infinidade de apoio, amor, carinho e encorajamento. Há tanta beleza nisso. Esta doença é absolutamente horrível… no entanto, apesar de todo o sofrimento, há muito por que estar grato. Especialmente as pequenas alegrias e a resiliência de hoje e a esperança de um amanhã”, afirmou na altura.