No próximo mês de abril chega ao fim a carreira de João Sousa no ténis profissional. O anúncio foi feito pelo próprio tenista, durante uma conferência de imprensa que teve lugar no Clube de Ténis do Jamor, no dia 27 de fevereiro.
“Como sabem, os últimos tempos têm sido muito difíceis”, começou por referir, adiantando: “Tive muitas lesões que me impedem de jogar ao mais alto nível. Tenho lutado contra isso, mas o meu corpo e mente têm dado sinais de muito cansaço e dores diárias.”
O tenista revelou então: “Após muita consideração, decidi retirar-me do ténis profissional e o Estoril Open vai ser o meu último torneio como tenista profissional“. De notar que o torneio a que se refere acontecerá entre os próximos dias 30 de março – coincidentemente, o aniversário do atleta – e 7 de abril.
“Durante este percurso, tive a oportunidade de representar Portugal. Sinto um enorme e profundo orgulho por aquilo que atingi. E quero acreditar que contribuí para o desenvolvimento do ténis português“, disse aquele que é considerado o melhor tenista português de sempre.
João Sousa explicou ainda: “Permanece o meu desejo de desenvolver o ténis nacional. É hora de escolher os meus próximos desafios, mas seguem tempos de reflexão. Aguardo com expetativa o próximo capítulo da minha vida”, avançando que, apesar de não ter uma ideia definida para o futuro, pretende manter-se ligado ao desporto.
Por fim, o atleta garantiu: “Não vou ao Estoril Open só para me despedir, vou lá para vencer encontros. É essa a minha ambição e tenho trabalhado nesse sentido. Tenho um mês para me preparar, vou dar tudo por tudo, mas não sei se vou participar em algum torneio de preparação.”
Na ocasião, João Sousa foi homenageado com um vídeo que contou com mensagens de familiares e amigos, bem como de outros grandes nomes do ténis português, como Gastão Elias ou Henrique Rocha.