Bruna Alvim nasceu no Brasil, onde frequentou a licenciatura de Ciências Sociais, curso que interrompeu ao fim de três anos para estudar Teatro e Televisão. Tornou-se atriz, fez teatro e cinema – venceu o prémio de Melhor Atriz no Bangalore Shorts Film Festival, na Índia –, trabalho que associou ao de modelo. Entretanto, foi alimentando caminhos profissionais paralelos: é ginoterapeuta, tem um projeto de empreendedorismo ligado ao bem-estar feminino e é ainda autora dos livros A Índia pelos Meus Olhos, sobre as viagens que fez àquele país, e Cem Poesias sem Você, dedicado a um grande amor que viveu no México.
Viajar é, precisamente, uma das suas grande paixões, e ao longo dos anos chegou a viver no México, na Índia e nos Estados Unidos. No ano passado, num momento em que vivia no Brasil, sofreu uma perda gestacional e terminou o seu casamento. Decidiu que o mundo iria voltar a ser a sua casa e escolheu Lisboa para se instalar, já que tem ligações familiares ao nosso país. Quatro meses depois, vestia a pele de Chiquinha na novela da TVI Cacau, papel que considera um dos maiores desafios da sua carreira.
Apesar da abertura com que aborda vários assuntos da sua vida, como se verá na entrevista que se segue, há um segredo que a atriz não desvenda: a sua idade. “Nunca digo a ninguém. Primeiro, porque durante toda a minha carreira me pediram para mentir sobre a minha idade e foi assim que cresci, depois, porque chegou um momento em que decidi que não queria continuar a mentir, por isso prefiro mesmo não dizer. Acredito que a idade limita o trabalho de um ator. E depois, pela minha vivência na busca do feminino, acredito que a idade traz um peso muito grande à mulher. Eu, por exemplo, gosto de homens mais novos e foi sempre assim que me relacionei. Acho, sinceramente, que a idade nos limita e não faz sentido.” Dada a justificação, vamos à conversa.
Produção: Patrícia Pinto
Maquilhagem e cabelos: Carina Quintiliano
Agradecemos a colaboração de The Emerald House Lisbon e Liviana Conti
Uma entrevista para ler na íntegra na edição 1489 da revista Caras, também disponível em edição digital.