Elegante com um conjunto de blazer e calças azuis, que conjugou com uma T-shirt branca e sapatilhas da mesma cor, José Mata assume que a responsabilidade da escolha do seu guarda-roupa para ocasiões mais formais vem de um profissional. “Correria muito mal se fosse eu a tratar disso”, confessou, em tom de brincadeira, à chegada ao evento de celebração dos 15 anos da Guess em Portugal, acrescentando: “Gosto destes fatos que ajudam a manter uma certa formalidade, mas que não deixam de ser descontraídos e confortáveis.”
De férias desde janeiro, o ator, de 38 anos, aproveitou para retomar os treinos de kickboxing, que estavam parados há perto de um ano. “Deixei de praticar por falta de tempo. Estive a gravar uma novela, depois a fazer teatro, e quando estamos muito ocupados é mais complicado conciliar horários e treinar. Mas agora já consigo ir diariamente e confesso que estou muito feliz. O desporto ajuda a encontrar algum equilíbrio, a aliviar tensões. É ótimo para o corpo e fundamental para a cabeça. Saio de lá completamente renovado”, assegurou o ator, adiantando que durante esta pausa profissional aproveitou ainda para pôr em dia a visualização de alguns filmes e séries, a leitura de livros que tinha na cabeceira e ainda a concretizar um desejo que já o acompanhava há algum tempo: partilhar conhecimentos com futuros atores.
“Iniciei-me há pouco tempo a dar aulas através da Creative Studio, com alguns colegas como a Inês Castel-Branco, a Margarida Vila-Nova, a Melissa Pereira e o Nuno Nolasco. Fizemos um workshop de representação que correu muito bem. É um projeto que, espero, tenha alguma continuidade, porque já tinha esta vontade de partilhar coisas, e a verdade é que me senti muito bem a fazê-lo. Começar a dar aulas é sinal também de que a idade está a avançar, certo?”, brincou José Mata, assumindo ter consciência da responsabilidade que é dar aulas: “Tenho sempre um bocadinho de medo, porque tive professores muito bons no conservatório. Formação não é brincadeira, mesmo que seja um coisa de um ou dois dias intensivos.”