Aos 53 anos, Sónia Araújo, mãe de três filhos, Carolina, de 20, e Francisco e Tomás, de 14, do seu casamento de 24 anos com o empresário Vítor Martins, continua a ser um exemplo de jovialidade. A apresentadora do Praça da Alegria diz-nos que herdou da família uma certa frescura e que tenta preservá-la com cuidados e hábitos saudáveis. Uma conversa feita a propósito de um evento organizado pela marca de dermocosmética Sesderma, onde nos falou também das recentes férias em família.
– Tem conseguido manter uma aparência jovial. A cosmética tem sido uma ajuda para si nesse sentido?
Sónia Araújo – É verdade que costumam dizer isso de mim, que não aparento nunca a idade que de facto tenho. Acho que a genética também me ajuda, pois passa-se exatamente o mesmo com a minha mãe, e até mesmo com o meu pai e o meu irmão. Temos sorte de ter bons genes! Obviamente que a cosmética também dá uma grande ajuda. Desde cedo que me habituei a ter rotinas de beleza, também ensinadas pela minha mãe, como o cuidado de limpar e hidratar a pele diariamente. Mas está provado, e faz todo o sentido, que a forma como nos alimentamos tem muita influência, bem como o estilo de vida.
– Quer contar-nos qual é a sua rotina de beleza?
– A rotina da manhã é mais simples e passa por hidratar depois do banho, com sérum, creme de rosto com fator de proteção solar e creme de olhos. Ao fim do dia, adoro o momento em que me desmaquilho, normalmente com um bifásico para os olhos e um desmaquilhante de rosto, seguido da rotina idêntica à do dia: sérum, creme de noite e creme de olhos. Ao longo dos tempos fui conhecendo melhor a minha pele e vendo o que funciona melhor.
– No que toca a cumprir essas rotinas de beleza e bem-estar geral, a disciplina, que no seu caso virá dos tempos de bailarina, é uma grande vantagem?
– Estes cuidados acabam por ser uma rotina essencial. Assim como me habituei a uma disciplina na dança, aqui é idêntico, mas faço-o com gosto.
“Passo conselhos e rotinas de beleza à minha filha, e ela também já os pede.”
– Passa para a sua filha esse tipo de conhecimento? Ela recorre a si para conselhos nessa área?
– Também passo estes conselhos e rotinas de beleza à minha filha, e ela também já os pede. Trocamos alguns produtos de maquilhagem, mas quanto a cremes, obviamente, cada uma tem os seus.
– Esteve recentemente em Nova Iorque com a sua família. É fácil fazer programas que agradem aos cinco?
– Em viagens procuramos traçar um itinerário que agrade a todos. E é fácil, pois gostamos imenso de viajar em família. Por vezes, a Carolina já viaja sozinha, mas os mais pequenos vão quase sempre connosco. E também reservamos pequenas viagens a dois.