Aos 26 anos, José Condessa foi condecorado com medalha de mérito em Nisa. O ator partilhou com os seguidores do Instagram alguns registos daquele dia especial, bem como uma reflexão sobre o significado do reconhecimento.
“Ontem foi um dia vermelho e verde como um cravo de abril”, começou por comparar. “Os meus pensamentos passaram o dia divididos entre ‘a sorte que tenho de ter nascido livre’ e ‘o perigoso que é não sabermos realmente como era antes de sermos livres’“, continuou.
Em seguida, disse: “Foi um dia importante e especial, tive a honra de, entre gritos de liberdade e o sentido cantar da ‘Grandôla, vila morena’, receber a Medalha de Mérito da notável Vila de Nisa. Da minha terra, o centro do mundo, e com a minha família presente.”
O jovem acrescentou ainda: “Quem me conhece minimamente sabe que é em Nisa que me sinto em casa, quem me conhece bem sabe o porquê. As minhas raízes estão lá, e há poucas palavras que nos descrevam quando nos sentimos assim ‘em casa’. Os meus avós nasceram lá, desde pequeno que sou feliz quando lá estou“.
Contudo, Condessa garante: “Mas há algo mais profundo que não sei explicar mas que encontro ao andar pelas ruas, nos sorrisos com que me cruzo, nas portas sempre entreabertas, nas azinhagas, nas fogueiras, na coragem, na ombridade, no brenhol com café, nos abraços, nos sonhos, no céu estrelado, em cada nascer e pôr-do-sol. Nas pessoas, são as pessoas. Como recebem e como se dão. Nisa e as suas gentes dão-me muito mais que eu a elas. Mas sou, e fui, genuinamente feliz por receber este reconhecimento. Há um ciclo que se completa. Alguém lá em cima está feliz e sorri, eu senti-a.“
Por fim, o ator deixou uma nota que disse ter escrito enquanto pensava na família, no presente e na liberdade: “‘Os nossos avós lutaram pela liberdade. Os nossos pais aprenderam a viver nela. Nós, felizmente, somos já filhos da liberdade. Não sabemos o que é não sermos livres. Que lutemos, que cuidemos e que protejamos a nossa LIBERDADE e a do outro igualmente! Há nuvens negras no horizonte mas o futuro será vermelho e verde como o cravo de abril’“.