
Foto: Getty Images
Para os fãs da atriz e deste icónico festival, não haveria certamente melhor maneira de dar início à 77.º edição do Festival de Cinema Internacional de Cannes, que decorre deste ontem, 14 de maio, na Croisette até ao próximo dia 25. No mítico Grand Théâtre Lumière e perante uma vasta e recheada plateia, Meryl Streep foi homenageada pela sua longa e brilhante carreira e recebeu das mãos da atriz francesa Juliette Binoche a Palma de Ouro Honorário, “um prémio único”, como fez questão de dizer no seu emocionado discurso de agradecimento.

Foto: Getty Images
Aos 74 anos, com três Óscares, nove Globos de Ouro, três Emmys e dois BAFTAs na sua longa lista de prémos, a atriz recebeu esta homenagem com a humildade e simpatia que a caracterizam. Muito elegante, num vestido-envelope em seda Dior Haute Couture, sapatos Jimmy Choo e joias Fred Leighton, não escondeu a emoção quando acabou de ver a projeção de um vídeo que retratava a sua carreira:
“Foi como olhar pela janela de um comboio de alta velocidade, ver a minha juventude a voar para a minha meia-idade, diretamente para onde estou hoje neste palco. Tantas caras e tantos sítios de que me lembro.”, afirmou.

Foto: Getty Images
A atriz fez ainda questão de recordar que a última vez que esteve em Cannes, em 1989, com o filme Evil Angels.: “já era mãe de três filhos, estava prestes a fazer 40 anos e pensava que a minha carreira tinha acabado. Não era uma expetativa irrealista para as actrizes naquela altura. E a única razão pela qual estou aqui esta noite e que continuou é por causa dos artistas muito talentosos com quem trabalhei,”, afirmou, lembrando alguns desses nomes.
No final do discurso, Streep afirmou que está “muito grata por não se terem fartado da minha cara e por não terem saído do comboio. A minha mãe, que normalmente tem razão em tudo, disse-me: ‘Meryl, minha querida, vais ver. Passa tudo tão depressa. Tão rápido.’ E assim foi, e assim é. Exceto o meu discurso, que é demasiado longo.”, brincou a atriz que recebeu uma calorosa ovação, ao som de Dancing Queen dos ABBA, tema que faz parte da banda sonora do filme Mamma Mia, onde interpretou uma das suas personagens preferidas.