Conhecida pelo seu talento, Cate Blanchett é também senhora de uma beleza e elegância singulares, que fazem dela uma das celebridades cuja presença na passadeira vermelha causa sempre enorme expetativa. Em Cannes, na 77.ª edição do Festival Internacional de Cinema, não foi diferente, mas houve direito a um plus.
A atriz, que esteve na La Croisette para assistir à estreia de The Apprentice, de Ali Abbasi, supreendeu com uma escolha sustentável. Não é a primeira vez que o faz. É, aliás, uma grande defensora da moda sustentável e sempre que possível gosta de surpreender com modelos e joias de alta costura reciclados, o que não significa apenas repetir, mas também tranformá-los, adaptá-los. Um bom exemplo o look da cerimónia dos Baftas, em 2023, na qual usou um vestido preto da maison Margiela e ao qual juntou uma joia sustentável de alta joalharia da Louis Vuitton.
Agora, voltou a fazê-lo na passadeira vermelha de Cannes, na qual deslumbrou com um vestido personalizado de seda em preto e cor-de-rosa com forro verde-esmeralda (o original era também verde nas costas), uma criação de Haider Ackermann para a coleção Haute Couture 2023 de Jean-Paul Gaultier.
Mas a peça que se destaca é um colar com 82 pérolas e 633 diamantes reutilizados, uma espetacular criação da Alta Joalharia Louis Vuitton, que parece incorporado no decote do vestido, dando a volta aos ombros. Esta joia é feita a partir de metais reutilizados, pérolas cultivadas de forma responsável e pedras preciosas naturais, reforçando assim o compromisso sustentável não só da atriz, mas também da Louis Vuitton.