Não foi bem um improviso nem uma completa surpresa, já que Jared Leto, vocalista da banda Thirty Seconds to Mars, avisou de véspera nas suas redes sociais que daria um concerto de rua esta quinta-feira, feriado, e os fãs mais atentos já o esperavam na Baixa lisboeta. Mas apanhou vários transeuntes portugueses e estrangeiros desprevenidos, muitos deles incrédulos por estarem tão perto da estrela internacional.
Com a sua guitarra acústica e acompanhado pelo guitarrista Stevie Aiello, Leto, que na véspera dera um concerto no Meo Arena, em Lisboa, provocou um enorme alvoroço no centro da cidade no fim da tarde deste feriado, aparentemente só com a companhia de um único segurança. Logo no início, como se vê nos vários vídeos que foram partilhados nas redes sociais, pediu ao público que se juntou que abrisse espaço e fizesse uma roda mais ampla para facilitar a visibilidade a mais pessoas, mas foi com alguma dificuldade que conseguiu ser bem sucedido, já que o entusiasmo era grande.
Jared Leto, de 52 anos, cantou e tocou junto à estátua de D. José I, em plena Praça do Comércio, assim como sob as arcadas dos edifícios do mesmo espaço, acabando por fazer parar o trânsito em alguns momentos, tal era a multidão. Segundo o jornal Expresso, o músico americano tocou as seguintes canções: Do or Die, Kings and Queens, Closer to the Edge, Stuck, Attack, Walk on Water, From Yesterday, Rescue Me e The Kill (Bury Me).
Uma iniciativa surpreendente, mas não completamente nova: em 2013 já tinha feito algo semelhante no Chiado, assim como já deu pequenos concertos de rua na Polónia ou na Ucrânia em 2019, ou nos EUA em 2018. Uma forma de preservar alguma proximidade informal com o público, apesar de ser uma estrela à escala mundial, conhecido não só pela música, mas também pelo trabalho como ator, que lhe valeu, em 2014, o Óscar de Melhor Ator Secundário, assim como um Globo de Ouro e um Screen Actors Guild, pelo desempenho no filme O Clube de Dallas.
Veja o vídeo deste espetáculo improvisado:
Veja também Jared Leto no Meo Arena: