Nesta manhã de 14 de junho, as portas do Vaticano abriram-se para uma audiência muito especial, organziada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e pelo Dicastério da Comunicação. O Papa Francisco recebeu e abençoou mais de 100 humoristas de todo o mundo como o brasileiro Fábio Porchat, os norte-americanos Jimmy Fallon, Chris Rock, Conan O’Brien, ou Whoopi Goldberg, entre outros. e de Portugal, os conhecidos Ricardo Araújo Pereira, Joana Marques e Maria Rueff.
“É possível rir também de Deus? É claro que sim, isto não é blasfémia, assim como brincamos e fazemos piadas com as pessoas que amamos. A tradição sapiencial e literária hebraica é mestra nisso! Pode ser feito, mas sem ofender os sentimentos religiosos dos fiéis, especialmente dos pobres”, afirmou o Papa no início do encontro no Palácio Apostólico do Vaticano.
“O humor não ofende, não humilha, não cola as pessoas aos seus defeitos. Embora a comunicação atualmente gere contrastes, muitas vezes, vocês sabem como unir realidades diferentes, às vezes, até opostas”, afirmou dirigindo-se aos humoristas, que o ouviam atentamente.
O Papa Francisco lembrou depois a importância do papel dos humoristas a favor dos mais desprotegidos: “Vocês denunciam os excessos do poder; dão voz a situações esquecidas, evidenciam abusos, apontam para comportamentos desadequados”, afirmou.
De seguida, pediu-lhes que, tal como o Papa faz há 40 anos, rezassem a oração de São Tomás Moro: “Dai-me, Senhor, o sentido do humor”.
No final abençoou-os e pediu-lhe que rezassem também por ele e cumprimentou todos, um a um, e como seria de esperar surgiram alguns momentos bem divertidos como ilustram as imagens.
Joana Marques revelou à emissora católica portuguesa que o discurso do Papa Francisco “é um bom recado para a humanidade e que vai acabar com muitas discussões, que não dão em nada. Sim, pode-se rir de tudo: umas pessoas podem gostar e outras nem tanto, mas não deixa de ser só isso”, argumentou. sem esconder que foi “muito emocionante” ouvir o Papa defender como é “importante fazer rir os outros” e como isso pode “ajudar pessoas em alturas complicadas das suas vidas”.
“Abençoados e felizes!”, finalizou Maria Rueff, que também partilhou alguns desses momentos nas suas redes sociais.
Espreite a galeria.